domingo, 26 de julho de 2009

Em tempo - Camafeu e Bombom de Coco

esq. para direita: garfo "genérico", garfo ideal, espátula de silicone e a tigela para
derreter e banhar o chocolate.
garfo genérico, garfo ideal e espátula para chocolate

Querida Paula Lima,
Seguem mais dicas, desculpe-me se não falei tudo, as vezes para mim é tão rotineiro fazer um determinado prato que um detalhe faz toda diferença para outras pessoas, lá vai:
- Usar chocolate ao leite para cobertura (Harald, cobertura ao leite em gotas grandes pacote de 1kg), existem várias marcas mas eu uso esta . Este tipo de chocolate não precisa de temperagem (processo de esfriar o chocolate), pois é próprio para derreter e já banhar o seu bombom.
- Pode usar o de barra se quiser, corte em pedaços bem pequenos antes de derreter (leia na embalagem se precisa de temperagem).
- Derreto no microondas pois é muito mais prático, faz assim:
*colocar o chocolate em um recipiente limpo, sem residuo de água e que acomode o seu chocolate e ainda sobre espaço para vc passar o bombom, veja a foto da minha tigela, é um que todo mundo tem em casa...
*Para este tanto de chocolate depende da potencia de cada micro, no meu levou mais ou menos uns 3 minutos.
*ligue o microondas, e mais ou menos em 40 segundos, desligue e mexa, volte ao micro de novo e assim proceda até derreter totalmente o chocolate, mexa bem para desaparecer qualquer pedaço de chocolate, até ficar bem liso. E deste modo seu chocolate não queimará. E agora acrescente o corante próprio para chocolate e mexa bem até obter a cor desejada. Depois banhe os bombons.
* caso fique duro por causa do frio, é só levar no micro e derreter mais um pouco.
-Para banhar os bombons use:
*usar um garfo próprio para banhar o chocolate (que esta no meio da foto),
* caso não tenha, faça um "genérico" (foto da esquerda) é o meu garfo "velho" de guerra, só dobrar dois dentes do meio para trás.
* coloque a massa moldada no garfo, passe no chocolate duas vezes, bata na tigela para tirar um pouco do excesso, e coloque no papel manteiga, caso não tenha prática, utilize uma faca para ajudar a colocar o bombom no papel manteiga.
Acho que isso poderá ajudá-la, qualquer coisa me passa um e-mail que eu lhe passo o meu telefone e agente se fala, qualquer dia e hora.
Tigela média que usei para derreter e banhar os bombons.

6 comentários:

  1. Paula, se com esse passo a passo eu não aprender desisto da "profissao"! Rsrsrs
    Vc foi muito generosa! Assim que eu conseguir eu tiro uma foto em sua homenagem!
    Obrigada!!!
    beijos,
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Huuumm, aulinha sobre bombons! Vou querer examinar isso com calma depois. Agora estou saindo de férias e devo voltar em setembro.
    Beijinho, seja feliz e até lá!!

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha, paula, a tigela igual a minha....

    ResponderExcluir
  4. Paula chará...se precisar é só me falar..."tamos" aqui pra isso...no que puder ajudar...bjs

    Marly, vou sentir falt ade seus comentarios, volte logo, ótimas férias.

    Carol...acho que todas já tivemos ou vamos ter hahahaha...bjs

    ResponderExcluir
  5. Valeu moça, eram as dicas que eu estava precisando pra fazer os docinhos do casamento da minha filha.Meu nome é Lucia, mas como não sei lidar direito com esse lance de postagem, mandei o comentario como consegui. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Paula,
    Sempre fiz bolos e docinhos de aniversario de minhas sobrinhas, no ultimo aniversario que foi da Isabela no dia 12/10/2010 tive uma surpresa recebi duas encomendas de bolos e docinhos, só que nao sei qto cobrar por nunca ter feito para vender, gostaria da sua sugestao de preços de camafeus, brigadadeiros,bicho de pé,beijinho.obrigada cida

    ResponderExcluir