Fonte: http://www.sebraepr.com.br/
Você já se fez essa pergunta? Os blogs teriam chegado a um patamar de qualidade de conteúdo maior do que o da grande imprensa? Seria a mudança geracional dos leitores? A tal web 2.0? Talvez. Mas um dos possíveis motivos para a queda de leitura da grande imprensa online atende pelo sigla SEO. Não se preocupe, não irei discorrer sobre monetização e sim como os sites noticiosos da grande imprensa não se adaptaram a mudança de comportamento que todos já estão carecas de saber: as pessoas não acessam mais; elas buscam.
Os trabalhos de BATTELLE, TAPSCOTT, MEYER, e SANT’ANNA falam amplamente das características do leitor digital. Contudo, basta conversar com qualquer editor de redação on-line para ele atestar o fato de que a maior parte do tráfego do site advém do Google. Esse fenômeno é observável em qualquer local público de acesso à internet. As pessoas trocaram os favoritos e a digitação manual pelo conforto e a praticidade de uma busca eficiente. Diante essa realidade, pergunto: ao realizar suas buscas, quantas vezes um site de jornal ou revista de grande circulação apareceu na primeira página de resultados? Faça o teste. Você verá que raramente eles aparecem. As primeiras páginas do Google são praticamente domínio de blogs e de wikis. Mérito deles? Em alguns casos sim, mas mérito maior das plataformas de conteúdo:
- A maioria das empresas renega plataformas livres de publicação de conteúdo, pois temem a falta de suporte. O resultado é a aquisição de CMSs fechados ou o desenvolvimento de soluções in house que, sem as devidas personalizações, não são semanticamente corretas. Por outro lado, praticamente todos os blogs são construídos em cima das plataformas WordPress e Blogger. Ao contrário dos pacotes fechados, os desenvolvedores e as centenas de voluntários em torno desses dois projetos trabalham versão a versão para deixá-los cada vez mais corretos e adequados ao W3C e aos principais padrões web.
- As URIs das notícias dos sites da grande imprensa geralmente são compostas de códigos gerados aleatoriamente pelos CMSs ao invés de trazerem o conteúdo da manchete. Estruturas de endereços não amigáveis fazem com que as páginas percam relevância para o Google.
- Alguns dos sites de jornais e revista que testei desconhecem o que é SiteMap e Robots.txt. A ausência desses dois mecanismos também faz qualquer página perder muitos pontos nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.
A junção da tecnologia dos blogs, a ausência de tecnologia dos sites da grande imprensa e o novo comportamento dos leitores acaba retroalimentando o sistema. O novo usuário busca o conteúdo que aparece na primeira página dos sites de busca - independentemente de grandes critérios qualitativos ou de reputação, basta que o conteúdo responda a pergunta da busca e a minha experiência como professor universitário, infelizmente, comprova isso -, com plataformas mais otimizadas, blogs e páginas wiki sempre aparecem nas primeiras páginas e, logo, são mais clicadas e referenciadas.
Desta forma, o algoritmo do Google entende que esse tipo de conteúdo é mais relevante do que os conteúdos dos sites de imprensa. Com a repetição desse ciclo, os sites jornalísticos - a despeito da crise do setor - são, cada vez mais, relegados às últimas páginas dos resultados de busca. Por isso, além do investimento em conteúdo de qualidade, relevante e exclusivo, é preciso também melhorar as plataformas de conteúdo e não ter medo do que é gratuito. Um bom ponto de partida para iniciar essa mudança é a leitura do Google’s Search Engine Optimization Starter Guide (PDF).
Fonte: http://imezzo.wordpress.com/
(Os textos apresentados neste Boletim são extraídos das fontes citadas ao final de cada matéria, cabendo as fontes apresentadas o crédito pelas mesmas).
Oi, Paula,
ResponderExcluirEu acho muito interessante essa fase que estamos vivendo, com a Internet "dominando" tudo, traçando novos caminhos e estabelecendo novos costumes. Isso tem de resultar numa melhora geral, no que se refere aos campos em que os blogueiros atuam. Os jornais/revistas e livros terão de ser melhores do que os blogs, não há dúvida. Contudo, o tempo é que vai estabelecer o quanto os blogs são eficazes e merecedores de confiança. Não podemos nos esquecer de que o trabalho dos blogueiros, de modo geral, é gratuito, o que
faz com que eles sejam mais ou menos inimputáveis.
Beijinho.
Paula, vim retribuir a visita ao meu cantinho. Fiquei muito feliz que tenha gostado e espero lhe ver sempre por lá. Também adorei seu bloguito, cheio de informações bacanas. Estarei sempre por aqui. Grande beijo
ResponderExcluirOi Paula, minha chará! Que bom que vc gostou do blog Doce Lucila, também achei o seu super interessante. Qta coisa gostasa hein?? Eu tb gosto de cozinhar salgados, e tb tenho uma mãe que cozinha maravilhas! Mas minha mania agora são os doces e bolos. Vamos continuar trocando idéias! Beijos, Paula
ResponderExcluirPaula..amei êsse texto!!!!muito bom e verdadeiro...bjus
ResponderExcluirPaula....obrigada pela sua visita! Adorei a dica para conhecer seu blog e já sou seguidora!
ResponderExcluirEstes dias mesmo recebi uma pesquisa sobre o assunto em questão, sobre a confiabilidade nos blogs.
Eu sou da opinião que existem blogs e "blogs". Com o tempo a gente percebe detalhes que dão pistas sobre a confiabilidade do que lá está, ou o caráter de quem escreve.
Assim como não podemos acreditar em tudo que recebemos num e-mail, sem saber a fonte, simplesmente pela praticidade de encontrar num clique sem raciocinar.....
Beijão
Lindo texto Paulinha, adorei. Bj grande.
ResponderExcluirQuerida Marly, vc tem razão...hoje em dia precisamos de nos certificar se a origem de um blog pode ser realmente merecedor de confiança...isso o tempo dirá pois ninguém pode acreditar o tempo todo em informações infundavéis, não? Este assunto é pano pra manga...obrigada pela visita, bjs.
ResponderExcluirCarol, que bom que gostou..também estarei sempre por lá...vc em coisas muito interesantes, bjs.
Paula Lima, que legal ter vc por aqui...sempre der estrei te visitando também, bjs.
Querida Iliane, também adorei este texto, bjs.
Tania, que bom que gostou do meu cantinho tb,vc tem razão no que disse, hoje em dia temos que tomar muito cuidado com o que aparece na web e tomar os devidos cuidados, bjs volte sempre que quiser!
Téia, qua bom que vc gostou...grande beijo!