quinta-feira, 9 de julho de 2009

Curso de Comida Italiana - Senac

Apesar de ter trabalhado boa parte do meu tempo em escritório, sempre arranjei um tempo para fazer cursos...agora estou ficando sócia do Senac... fiz recentemente o de Comida Italiana, aprendi muita coisa interessante... e podem ter certeza de que os italianos não vivem só de pizza...tem os caldos, os pãezinhos doces que não levam fermento, as carnes, os risotos, as massas, e o que falar da "cebolinha agridoce" então..foi mágico...imagine chocolate por cima da cebola, se alguém quiser pode me passar um e-mail eu mando a receita...ficou uma delícia, uma combinação de sabores bem suave. Ah...e os antepastos??? Nem se fala...muito bom. Uma bebida me chamou a atenção foi o "Café Valdostano" que leva café, vinho tinto e limão...achei que ficou forte mas bom para esquentar o corpo. Tempos atrás andei praticando um pouco, fiz o "Capeletti in brodo com legumi" por sorte estava frio aquela noite, combinou com tudo...
Adoro fazer cursos de culinária, e também tirar foto de tudo...mas preciso me aprimorar nas técnicas fotográficas as minhas são meio fraquinhas, minha máquina parece um controle remoto com tantas opções que eu só uso a mesma função...ás vezes como com os olhos e fico admirando as fotos bem tiradas da arte culinária.
Pois é, quem sabe vocês não se animam a fazer os cursos, e depois prepará-los??? A família e os amigos vão agradecer com certeza!! Seguem algumas fotos do curso com a turma super simpática, trocamos e-mails e dicas culinárias, telefone, etc...é o networking nos cursos também :)

Penne All'arrabbiata (penne com um pouco de pimenta calabresa)
Prof. Marco ensinando a fazer massa do capeletiTurma desvendando o "capeleti"
"Beccutte"
(bolo à base de farinha de milho, frutas secas, azeite... bem cheiroso)
"Capeletti in brodo con legumi"
Muito bom!!!
"Bolo Piemontês" (ficou muito fofo)
A minha favorita: "Cipolline in agrodolce"
um sabor instigante e contagiante epa! rimou :)
Eis a "cipolline" aqui prontinha para ser degustada
"Fritole alla veneziana" (trigo, frutas secas, lêvedo de cerveja)...
fritando...
finalizar passando no açucar de confeiteiro...pronto para comer.
"Fusilli alla menta" (parafuso com hortelã)
bem suave...
"Gnocchetti di zuca con pomodoro e parmigiano"
(resumindo: nhoque de abobóra - super delicioso)
aqui as abóboras em cubos e assadas...no purê...
e o pessoal cortando os nhoques.
Foto do último dia do curso,
Mesa posta para degustação, a hora de provar o que aprendemos !!
"Passatelli" (massa a qual podemos ralar e colocar na sopa)
"Minestrone à Genovesa" (ótima pedida de sopa para o inverno,
feijão branco, aipo, alho-poró, batatas ...)
Os ingredientes do minestrone foram postos a mesa pelos alunos...
e de sobremesa "Biscoito de amêndoas" com chocolate.

8 comentários:

  1. noosasaaaa quanta coisa gostosa!!! com a mão na massa hein hehehehehe

    ahh ficou lindo seu novo template :)

    ResponderExcluir
  2. Paula, vim retribuir a visita. Então, estamos na mesma cidade!
    Qualquer dia a gente vai se encontrar em algum curso, porque também adoro fazê-los. Tem feito os do Mercado de Orgânicos aos sábados? Estou sempre lá e levo a máquina, claro!
    Obrigada pela visita, volte sempre.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Janna, que legal que vc gostou, e lembre-se assim que achar outro site me avisa, dá vontade de trocar de template todo dia hahahah...
    bjs

    Olá Gina
    Sim vamos nos encontrar em algum curso e quem sabe nos conhecermos pessoalmente...não deu tempo de ir até lá, ficaria muito corrido fazer o curso do mercado M.
    bjs,

    ResponderExcluir
  4. Aiaiai, Paula,
    Você tá me deixando maluquinha com esse seu curso, quantas maravilhas, my goodness!!
    O meu e-mail é:
    blogdamarly@gmail.com

    beijinho

    ResponderExcluir
  5. Oi Paula, que curso legal. Vou ver a agenda de cursos do SENAC aqui da minha cidade. Gostaria muito de fazer este de culinária italiana. Esse brodo está maravilhoso. Tudo maravilhoso. bjs

    ResponderExcluir
  6. Marly,
    Espero que tenha gostado das receitas e que tenha sido útil. bjs !!

    Maria,
    Me conte tudinho se vc fizer o curso...eu adoro fazer cursos "extras curriculares" hehehe...reavivamos a arte de fazer algo fácil sem nos darmos conta disso...bjs querida!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Paula! Vim agradecer-te a visita e os gentis comentários no meu blog! Adorei poder ver a reportagem do teu curso de culinária, que é uma coisa que nunca fiz, mas que assim que tiver um pouco mais tempo vou experimentar certamente. Quantas iguarias aprenderam a fazer, e logo de comida italiana, que é para mim, do pouco que conheço, uma das melhores (não bate a portugesa ehehehe)!!! Depois ao ver o teu perfil revi-me um pouco na tua descrição, pois também nasci em Portugal, o meu pai é chinês e adora cozinhar e comer também, assim como o resto da família :) Vou espreitar outros posts, beijinhos!

    Cristina

    ResponderExcluir
  8. Olá Cristina, que bom que vc gostou...espero que volte sempre, vou espreitar seus posts também...quando fizer algum curso por favor postar as fotos...adoro ver fotos hehehe estarei sempre em seu blog tem coisas muito boas por lá...bjs.

    ResponderExcluir