segunda-feira, 6 de julho de 2009

Arroz de marisco da Paula

Este prato ficou conhecido aqui em casa, pois todos falavam dele, o tal de arroz de marisco, fiquei com água na boca, parentes que foram e vieram de Lisboa comentavam muito desta delícia. Para os portugueses, marisco significa frutos do mar em geral, ou seja é uma arroz com frutos do mar, e sua preparação não exige muito. Fiz para amigos e parentada que estiveram em casa, a receita rendeu um panelão para umas 10 pessoas e sobrou um pouco ainda porque havia mais acompanhamentos. Chequei algumas receitas e fiz o arroz de acordo com o que consegui comprar no Mercado Municipal, comprei os ingredientes um dia antes, limpei tudo e guardei para o dia seguinte.

Ingredientes:
4 copos de arroz
1 copo de vinho branco
1,5 kg camarão médio limpo
500gr filé de peixe
300 gr lula cortada em rodelas
300 gr mexilhão
500gr carne de siri
1,5 kg tomate maduro picado
2 cebolas médias picadas
1 pimentão vermelho grande
1 pimentão verde grande
2 folhas de louro
2 copos de nata (creme de leite fresco)
sal, pimenta do reino, óleo, alho, cebolinha, coentro a gosto

Modo de preparo:
Cozinhar o arroz no azeite e sal, com 7 copos de água e 1 de vinho branco, adicione as lulas, cozinhe até o arroz ficar firme ou seja , não muito cozido.
Faça um refogado com os tomates, alho, cebola, pimentões e o louro, depois de virar um molho, acrescente os mariscos, e o arroz com lula, reserve.
Em uma frigideira refogue o camarão com um pouco de sal e pimenta do reino, faça o mesmo com o peixe, e a carne de siri, coloque esta mistura no arroz reservado, logo em seguida acrescente os copos de nata misture bem, salpique bastante coentro e cebolinha bem picados. Sirva imediatamente.

Dicas:
Se usar arroz normal não cozinhar muito, pois o arroz ficará todo empapado, melhor usar o parboilizado ou próprio para risotos. Nesta receita usei o normal e mesmo tomando cuidado o arroz ficou um pouco mole.
Fazer o molho que envolva bem todo o arroz, ou seja caso o molho de tomate seque um pouco, acrescente um pouco mais de água para que depois o arroz fique bem úmido. Nas receitas portuguesas observei que eles colocam bastante caldo no arroz, como não estamos acostumados aqui em casa, coloquei bem menos caldo.

6 comentários:

  1. Paula,
    Parece um risoto! Deve ter ficado uma delícia, assim cremoso e cheio de frutos do mar! Estou pensando em fazê-lo, mas terei de tirar o camarão pois uma das minhas filhas começou a ter reações alérgicas a esse crustáceo!

    ResponderExcluir
  2. Hmmmmmmmmmmmmm, parece ser uma delícia!!! Parabéns pelo blog, estou te adicionando na minha lista e me tornando "seguidora"! rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Marly/Yumi

    Que bom que gostaram...espero façam e me contem depois como ficou...bjs,

    Paula

    ResponderExcluir
  4. nossa que maravilha de arroz êsse seu...parece mesmo com um rissto..amei a receita..bjus..vou ti linkar para voltar aqui com bastante calma..bjus

    ResponderExcluir
  5. Que engraçado, não faço bem assim, mas ficou com um aspecto divinal, melhor que o meu :) Achei piada aos teus comentários sobre o caldo, mas é verdade, por cá gosta-se do arroz de marisco bem "malandrinho". Já vieste a Portugal?

    ResponderExcluir
  6. Iliane, faça que fica uma beleza...depois me conta como ficou..bjs.

    Cristina, acho que no Brasil esse prato se chamaria de risoto mesmo como a Iliane falou. O que é malandrinho? Ainda não fui até ai...apenas conhecidos e parentes, quem sabe um dia, agora não posso sabe $$$$$$ hehehe...bjs amiga.

    ResponderExcluir