terça-feira, 23 de março de 2010

Brócolis com tiras de bife ao molho Hoisin

Esse prato foi minha mamãezinha querida quem preparou, ela faz com tanto capricho que qualquer ingrediente ela deixa com carinha super saborosa. Falando nela...estas semanas ela penou para conseguir marcar uma consulta pelo plano particular. Ela ligava...ligava...e nada, caia direto na gravação que esperava tanto até cair a linha, isso porque o plano é pago, é um mediano eu diria, mas que já vai competir com o SUS (sem preconceitos, eu mesma quando era criança era atendida pelo INAMPS, não sei se vocês recordam) pois para quem paga, o atendimento deveria ser pelo menos bom. Simplesmente a consulta é para daqui a três semanas, sempre essa média, sorte que é rotina (ginecologista, mamografia etc...). Não sei o que acontece com o nosso Brasil, mesmo sendo pago as coisas não funcionam como deveriam. Só mais uma deixa: final de semana desses a Carol estava com uma febre, levamos ao hospital e quando cheguei...nossa...quanta gente, e pediatra só um, para atender um monte de criança, vi muitos pais reclamarem por escrito pela demora (mais de uma hora, pode?) e outros levantarem e irem embora de tanto ficar com o bumbum na cadeira esperando, é mole pessoal? Bom deixo aqui minha pequena indignação.

Voltando ao brócolis, minha mãe usou um molho chinês chamado Hoisin, vejam a foto logo abaixo, é uma molho de soja condimentado com alho, sal, bem gostoso, usamos direto nas comidas orientais que preparamos por aqui, comprada em lojas do ramo, vejam a receita:

Brocolis com tiras de bife ao molho Hoisin
Ingredientes:
1 maço de brocolis higienizado e cortado
200 g de patinho ou coxão mole cortado em tiras
1 cebola média em tiras
2 alhos picados
1 colher de sopa cheia de molho Hoisin
1 colher de sopa de shoyu
sal, pimenta do reino, óleo

Modo de preparo:
Em um recipiente, coloque os bifes em tira, o alho, meia colher do molho Hoisin, o shoyu, um pouco de pimenta do reino e sal, misture bem e reserve.
Cozinhe os brocolis em água fervente, não muito cozidos, retire e reserve.
Em uma frigideira, coloque um fio de óleo, espere aquecer bem, junte as tiras de bife temperadas, até ficarem no "ponto" não frite demais, depois disso acrescente 1/3 de xícara de água para formar um molhinho e mais 1/2 colher do molho Hoisin que sobrou, misture, retire e coloque no recipiente de novo, na mesma frigideira refogue a cebola até ficar ligeiramente crocante, junte a carne.
Em um atravessa coloque o brocolis e a carne bem quente por cima. Sirva com arroz branco.
Olha ai o molho "Hoisin" de soja condimentada

16 comentários:

  1. Hum, que delícia de prato!
    Brócolis são deliciosos e combinam perfeitamente com carne.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulinha, esse negócio de plano de saúde tá um caso sério...todo mundo que pode nem que seja pagar um plano mais barato fugiu dos inss da vida e foi pros planos...aqui tá a mesma coisa...só se consegue marcar médico pra quase 2 meses...aí ou já morreu, ou já ficou boa de novo, né?
    Paisinho de M....
    Olha, quer entrar na nossa blogagem coletiva das cores? Vai lá no blog pra ver...já tem uma galera querendo...entra tb?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. É Paula aqui no Brasil acontece cada uma minha amiga, até pagando vc não é bem atendido, é brincadeira mesmo, sobre a carninha da sua mãe ficou muito apetitosa, eu vou procurar esse molhinho de vcs por aqui, posso usar onde mais ele??? Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Paula, amei a receita. Sempre como esse prato em restaurante chines e nunca sabia qual era a carne... Agora sei!!! E esse molho, vou lá na liberdade ver se acho!
    Delícia.
    Bj
    Dani

    ResponderExcluir
  5. ISSO TUDO COM PLANO DE SAÚDE IMAGINA OS QUE Ñ TEM!!!!?????????
    ESSE PRATO TÁ LINDO UMA ÓTIMA OPÇÃO PARA MINHA DIETA !
    OBRIGADO A SUA MAMÃE PELA RECEITINHA!
    BJIM

    ResponderExcluir
  6. Huuuuuuum! Que delícia!!!
    Adoro todos os ingredientes! Então sei que só pode ser bom!

    ResponderExcluir
  7. Hum Paula já vi esse filme por aqui também, ficar horas na espera, hoje em dia plano de saúde já nem é mais luxo uma vez que temos que esperar horrores.
    Mudando de assunto essa carne com brócolis ficou maravilhosa heim? =)

    ResponderExcluir
  8. Oi Paula, tô cá! Aceitei o convite de vir visitar o Mulheres a Vapor :)

    Parei neste molho Hoisin, c/ alho deve ser delicia. Vou procurar aqui por Portugal.

    Bem fácil e delicioso o pato com brocolis da sua mãe. Adoro salteados no wok ou na frigideira. Para mim o brocolis tem de estar "al dente", de trincar e fazer barulho :)

    Mas percebi que sua mãe dá um escaldão neles. Só é pena é que parte das vitaminas hidrossoluveis ficam logo na água. Eu vou experimentar fazer directo, saltear em crú.
    Beijinhos. Gostei muito do seu blog.
    Vou passar mais vezes.

    ResponderExcluir
  9. Ai é um absurdo né Paula?! Eu também fico indignada e sabe, antes eu via as coisas em PS, ou ia em consultório e demorava pra ser atendida, e ficava quieta, agora não, eu faço escândalo, choro, berro, porque pago e pago caro para ter acesso a uma coisa melhorzinha, e por isso não vou mais ficar quieta. Essas coisas acontecem justamente porque quase ninguém reclama.
    E essa carninha está pra lá de especial.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. É, realmente a coisa não é facil, no campo da saúde. Mas parece que não é só aqui não. Veja o caso dos EUA que elegeram o novo presidente na esperança de que ele resolva o problema dos dessassistidos pelos planos de saúde. Espero que a sua mãe consiga resolver brevemente o problema dela.
    Agora, eu cheguei aqui para descobrir esse molho Hoisin, fiquei curiosa, pois o prato ficou com um "ar" caseiro e saboroso!

    ResponderExcluir
  11. foi muito bom vc postar sobre esse molho, via no supermercado mas tinha receio de comprar, agora sei que é bom. abraços à sua mamãe.

    ResponderExcluir
  12. menina..que absurdo isso!!!imagina se ela não tem plano de saude?esse é o Brasil!!!mas..amei a receita de sua mãe..amo tudo que tem ai..bjus

    ResponderExcluir
  13. Paula...amor de gente...que carninha é essa amiga??? chegou dar água na boca!!! aiaiaiaiai rsrsr

    bjs querida...aqueles pirulitos são um sucesso entre a criançada!! hehe

    ResponderExcluir
  14. Eu queroooooooooooo....nossa era tudo q eu queria agora no meu almoço!!!! bjs

    ResponderExcluir
  15. Droga, eu vivo no interior de Minas e nao consigo encontrar hoisin e oyster sauce!

    ResponderExcluir