sábado, 20 de março de 2010

Doce de banana com creme e merengue

Doce de banana com creme e merengue
Olá pessoas, no Brasil essa fruta rende muito, tem em todo lugar e tem gente que come diariamente, como os pimpolhos aqui em casa. Esse doce de banana com merengue é um dos meus preferidos. Com banana pode-se fazer muitos doces, na casa da minha sogra, ela fazia banana caramelada e depois colocava um pouco de creme de leite, comiamos geladinho, ficava muiiiiito bom. Mas foi na casa da minha cunhada que comi um doce de banana com merengue, na época não peguei a receita, mas encontrei uma na internet. Estes tempos tinha muita banana na cesta de frutas, ficando bem maduras, então, vamos lá mãos a obra, doce de banana com merengue saindo:

Ingredientes:
- Doce de banana
1 e 1/2 xícaras de açucar
3/4 de xícara de água
5 bananas maduras cortadas em rodelas um pouco grossas

Modo de preparo:
1) Leve ao fogo médio uma panela com o açúcar, mexa até derreter por completo.
2) Depois que derreteu por completo, retire um pouco do fogo e adicione a água com cuidado. Volte ao fogo e deixe ferver até derreter os torrões que se formaram, (mexa de vez em quando para que o açucar derreta por igual)
3) Desligue o fogo, adicione então as bananas, envolva com cuidado e cozinhe por mais um minuto, reserve. Utilize frio.

- Creme
3 gemas passadas pela peneira
1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de amido de miho
400 ml de leite
essencia de baunhilha

Modo de preparo:
Misture o amido com um pouco do leite, e junte aos demais ingredientes em uma panela em fogo médio, mexa até engrossar, utilize frio.

- Merengue
3 claras
9 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo:
Bata as claras até ficarem firmes, adicione o açucar aos poucos, reserve.

Montagem:
Em um recipiente coloque o doce de banana, o creme e por último as claras (usei saco de confeitar, mas se não tiver vai de colherada).
Leve ao forno alto pré-aquecido para dourar as claras, aproximadamente uns 10 minutos.
Deixe esfriar um pouco, leve a geladeira até o momento de servir.


35 comentários:

  1. Ai, que saudade da minha avó... Na casa da minha mãe ainda tem e eu simplesmente amo! (...) O seu ficou lindo e a calda, ai meus sais... rs
    bj
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Hum Paulinha, eu fazia tanto esse doce antigamente...eu adoro, mas é tão engordiet! Ando fugindo de doces...pq vc sabe, que eu extrapolo, né? Sou capaz de comer o prato inteiro...tenho notado que mulheres da minha idade ficam umas formigas...será que tem a ver com a menopausa?????
    Ai que horror...acho que no fundo é carência mesmo...e a mulherada desconta nos doces...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Adorei isto. Não gosto de banana ao natural mas em doces eu adoro! Vou guardar para testar quando tiver muitas bananas :)

    ResponderExcluir
  4. Paula, endosso as palavras da Glorinha... Como é difícil perde peso!
    Mas que é bom esse docinho, ah isso é!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. adoro tudo com bananas..é tudo de bom..ficou lindo seu merengue..bjus

    ResponderExcluir
  6. Ahhh voltei lembrei de uma coisa quando eu acrescento água no açucar, coloco ela fervente bem aos poucos assim não forma torrões...Bjs

    ResponderExcluir
  7. Que pecado delicioso, está excelente.
    bjsss

    ResponderExcluir
  8. Bem, tem um aspecto divinal!
    deve ser uma delícia!!!
    babette

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga!
    Hummmmm...que coisa gostosa!
    Adoro tudo que leva banana...
    E essa receita é tudo de bommmmm...
    Um ótimo começinho de semana!
    Beijossssssssss
    Simone

    ResponderExcluir
  10. Que maravilha deve estar uma delicia,vou fazer,adoro testar receitas.
    Parabens
    BJS

    ResponderExcluir
  11. Paula minha mãe fazia esse doce quando eu era pequena eu comia só os cremes e jogava a banana fora rsrsrs.
    Adorei essa receita me fez voltar a minha infância acho que agora se eu fizer não vou jogar as bananas fora =)
    Tenha uma ótima semana tá bjão.

    ResponderExcluir
  12. Parece estar delicioso vou fazer.Adoro receitas feitas com banana.
    PARABENS
    BJS

    ResponderExcluir
  13. Bem, Paulinha, há que tempos que não vinha cá e deparo-me logo com esta escandaleira de doce! Fiquei paralisada com a visão da banana misturada com o creme!! Juro!!! Vou já guardar esta receitinha!!!!

    ResponderExcluir
  14. Uma delicia Paula, um petáculo, tenho essa receita em casa e nunca fiz se acredita, depois dessas fotos não resisto mais, vou fazer! Tem bastante banana em casa! Bjinhos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  15. ADORO TUDO COM BANANA MAS ESSE AÍ TÁ DEMAIS COM ESSA CALDA!!!

    ResponderExcluir
  16. sempre fazemos essa receita mas de uma maneira mais simplinha. no nosso creme não vai leite consensado. a sua é mais chic. de vez em quando, colocamos uma gelatina azedinha por cima. fica bom também boa semana

    ResponderExcluir
  17. Adoro esse doce Paula!! Meu tio fazia muito, desse jeito mesmo! Aqui em casa era feito com banana frita, creme de confeiteiro e suspiro... Delícia! Preciso fazer um dia desses, tem sabor de infância, quando devorava o refratário inteiro...hihihi
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Que delícia!!
    Fica lindo, além de muito gostoso, garanto!

    ResponderExcluir
  19. Eu simplesmente amo este doca, é uma delícia!!E o seu ficou bem coradinho!!!

    Bjs... Ótima semana!!!!

    ResponderExcluir
  20. Eu conheço esse doce com o nome de "banana real". E é tuuuuuuuuuuuuuuuudo de bom né?
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi, Paula. Quando vi essa receita (que aliás adooooro e faço sempre) lembrei que uma amiga a chama de "Tatatá de Banana".
    Sabe porquê? Segundo ela , é muito rápida para fazer: faz o caramelo com as bananas e TÁ.
    Faz o creme e TÁ. Faz o merengue e TÁ pronto.
    Tatatá, rsrs!

    ResponderExcluir
  22. Que delícia de receita, amei seu blog, tudo passo a passo! Parabéns. Bjs

    ResponderExcluir
  23. Aqui também todos apreciamos esse doce. Tenho uma irmã que nunca o deixa faltar nas festas.
    A imagem do seu despertou a minha vontade, aaffe!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  24. Amoooooo este doce!! Ficou lindo o seu, Paulinha!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  25. DELICIA,sempre fazemos no fim de ano ou em datas especiais mas o chamamos de "MANUELITO" é a nossa sbremesa favorita. amooo farei agora,bjinhos a tds.

    ResponderExcluir
  26. Hannn...muito gostosa! Que delícia, de receita amei seu blog, acabei de fazer tudo passo a passo
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  27. Hummmmm...que coisa gostosa!
    Adoro tudo que leva banana...
    vou fazer agora mesmo.Parabéns...

    ResponderExcluir
  28. AMEI!! Como as outras colegas, também me lembrei muito da infância!! Mamãe fazia sempre e eu também teimava de comer só o creme. rs O meu ta no forno agora e nao vejo a hora de experimentar. Obrigada pela receita, bjs

    ResponderExcluir
  29. ummmmmmmmm ficou uma maravilha kkkkk mentiraaaaa kkkk mentibra ficou bom e usamos para os alunos comerem da escola centro de esino fundamental 07

    ResponderExcluir
  30. ummmmmmmmmm acabei de fazer ta lindo vou botar na geladeira para depos degustar.

    ResponderExcluir
  31. Huumm eu fiz ficou uma delicia...mas na hora de comer, a calda da banana fica muito rala...a aparência da calda não ficou muito legal...gostaria que ficasse mais cremosa...qual é a banana que usa?

    ResponderExcluir