Inspiradas em doces franceses, minissobremesas conquistam brasileiros
A inspiração vem dos financiers, pequenas porções de sobremesas da tradição francesa. Some a ela o sucesso da fingerfood e a criatividade do brasileiro e pronto: os minidoces se transformaram numa sensação nas vitrines das docerias. Há de tudo, dos clássicos da pâtisserie a versões micros de delicias populares. De macarron a churros, de mil-folhas a brigadeiro.Na pâtisserie paulista da chef Mara Mello (foto abaixo), os doces individuais são exibidos em vitrines como uma joalheria, algumas até incrementadas com pitadas de ouro em pó. “Eu sou fã da miniporções, são um charme, um mimo”, diz ela. “Os hábitos alimentares mudaram muito. Cada vez mais, os mini ganham fãs: são leves, saborosos e... irresistíveis”. Ano passado, a casa abrigou o festival do minieclair que deve se repetir em novembro. São esperados os sucessos da última edição: os recheios de mel de trufas e o de mascarpone.
O melhor de tudo: a culpa e as calorias também são mini. “Nós, mulheres, comemos os minidoces sem culpa. São perfeitos para matar a vontade em apenas uma mordida”, diz Chistiana Fellows, uma das sócias do Lê Pain do Lapin, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. O café serve, entre os minis, uma versão do ópera, combinação de pão-de-ló com creme de café e de chocolate. Ela conta ainda que segue a tradição francesa em que os petit-fours são degustados como pequenas jóias. “Lá e aqui, existe a preocupação com a apresentação e o embrulho. É um prazer diferenciado”, descreve.
Mas nem sempre mini significa pouco. No café carioca Aquim há uma opção do plateaux de minidocinhos com 24 unidades (foto alto à esquerda), de minibrownies a mini gateaux. “As porções menores são um convite à degustação, mas os brasileiros ainda reclamam do preço”, opina Samantha Aquim, a chef que acha que ainda há uma barreia cultural.
“As miniporções começam a conquistar os cardápios de restaurantes, mas ainda temos um forte apreço pela fartura portuguesa na maioria das capitais e a relação de custo ainda não é totalmente resolvida na cabeça do cliente”, complementa ela, que serve em porções individuais mil-folhas de carameloe minigateaux de frutas do bosque com água de rosas e creme de nata. Já no Café Pazzo, no Rio, a pedida é o Picollo, um cremoso bolinho em camadas com recheio, servido em um copinho de cachaça, nos sabores chocolate, damasco ou Romeu e Julieta.
Claro que é o sotaque francês que impera. No Vin Bistrô, em São Paulo, os restauraters Nancy Mattos e Francisco Barroso destacam o macaron. No Le Fournil, em São Paulo, há miniaturas de maravilhas francesas como pains au chocolat e vol-au-vents. O Brasil está representado pelo brigadeiro.
A versão mini no Maria Brigadeiro é 50% menor do que a tradicional e tem 40 opções de sabores.. “Numa sessão de degustação de a pessoa consegue experimentar de 10 a 15 sabores”, da chef Juliana Motter do Maria Brigadeiro, destacando que a idéia segue também uma tendência americana atual, a do finger food. Até o churros, clássico da comida de rua, também entrou no cardápio, lá no Bar da Dona Onça - no edifício Copan em São Paulo. O difícil... é comer só um.
Fotos:
Divulgação/Aquim
Patíssière Mara Mello Foto: Deni Bloch/Divulgação
Bar da Dona Onça / Divulgação
Não adianta nada fazer minissobresas porque a gente acaba comendo umas 1000 kkkkkk....
ResponderExcluirFiquei morrendo de vontade de atacar aquela mesa!!!
Paulinha, dá para brincar com isso hein?!
ResponderExcluirFica lindo para servir e fazer pouquinhos para não morrermos de culpa!
Adoreiiiiiiiii
boa semana para ti querida
Que delicia! Acho muito bonita essa idéia, mas como é menor, acho que acabamos comendo mais! hehehehe
ResponderExcluirSão lindas, Paula!!!
ResponderExcluirUma doceria que amo em Sampa faz versões mini dos doces de tamanho tradicional deles (que são também bem diferentes!) e acho super legal quando temos dúvida em qual sabor escolher....
Quanto a opinião da Chef que diz que os brasileiros tem uma "barreira cultural", eu discordo, uma vez que o que se cobra por eles é simplesmente uma "barreira financeira" aos nossos habituais padrões!
Beijos
Gosto muito das coisinhas miúdas, delicadas e volta e meia estou fazendo, mas dão muito mais trabalho. Tenho várias formas pequeninas, untá-las e lavá-las é que se torna mais chatinho...
ResponderExcluirGostei desse post.
Estou esperando seu e-mail, ok?
Bjs.
Eu acho que é uma tendência mundial essa de pequenas porções, até há pouco tempo,não tinhamos nos mercados pequenas porções de legumes, frutas, carnes etc. As pessoas estão ficando cada vez mais preocupadas com a saúde e também morando sozinhas. :)
ResponderExcluirLindo post amiga!!!
ResponderExcluirMas concordo com a Tatiana, a gente tem que comer um montão pra se satisfazer e como boa descendente de portugueses e italianos que sou, gosto de porções Extra-Large!
Essa frescurinha de comer pouquinho é para os chics e magros franceses, eu gosto mesmo é de ver a mesa farta, os pratos cheios e todo mundo comendo e bebendo a valer!!!!
beijocas e um ótimo domingo querida!
Eu comeria muitos mais :P hihi
ResponderExcluirIsso de ser mini dá muito trabalho e não cabe numa cova de um dente como se diz em portugal ;) hihi
Mas ficam muito lindos assim em miniatura, parecem mais fofinhos :P
bjins :D
Também acho o máximo esses docinhos, acho a coisa mais linda. Mas que dá um trabalhão pra fazer isso dá. Bjão
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirretribuindo a visita!
tem amei seu blog!
quanto capricho!
já to seguindo
bjos
Carina
Olá Paula
ResponderExcluirBrigada pela visita
Tbm te visitei e gostei demais do seu cantinho´
Já esta nos meus preferidos
Bjs
que delicia!!!
ResponderExcluirsmsn.artes
Olá,Paula.
ResponderExcluirFicou excelente!E estão lindos.E devem ser deliciosos.adorei todos os bolinhos estão uma perfeição.
bjs
Que ideia legal...adoro a versão mini, o problema é que não conseguimos ficar num só...hihihihihi
ResponderExcluirE esse macarrão do post anterior...ai que fome já tá quase na hora do jantar...snif snif
Obrigada pelas palavras carinhosas no niver do blog, também espero conhecer você um dia...afinal não estamos perto mas também não estamos longe...rsrs
Bjinhus e bom restinho de domingo!!!
Tatiana, é para comer só um hehehe, bjs
ResponderExcluirNana, pquenos assim parecem de brnquedo mesmo, bjão
Carla, também acho viu, comemos mais, bjs
Tania, gosto também de ir nas confeitarias e verificar o que há de bom, é verdade a barreira é outra, pois os docinhos destas confeitarias são chiquérrimas, e caras...bjs
Gina já mando o e-mail...também tenho várias forminhas e realmente dão um trabalho bem nessa hora, bjs
Nossa Fátima, vc falou tudo hein amiga...bjão
Glorinha, adorei o seu Extra-Large hahahha muito boa, é verdade o sangue português fala mais alto e queremos é muito...bjão
Isa adorei o seu comentario, sobre a cova hhahah...dá trabalho mesmo, já fiz coisas miúdas e sei o que é isso, mas no final ficam fofinhos memsmo... bjs
Carol ,vc que mexe com comida sabe o trabalhão né amiga...bvjs
Carina, que bom que vc veio me visitar, volte sempre, bjs
Vicentina, que bom ver vc por aqui, adorei viu, volte sempre, bjs
Smsn, que bom que vc gostou, bjs
Mary, não estão muito perfeitos, alguns sairam meio tortinhos heheheh, mas pela foto não se ve...bjs
Rose,é verdade, eu mesma comeria uns três ou quatro hehehhe, que bom que gostou do macarrão...volte sempre, bjs
Nosdsa, deve ser absurdamente delicioso.
ResponderExcluirSaudações Florestais !
Tudo de lindo, gostoso e chique. Muuuuuito chique. Impossível comer um só. Bom dia
ResponderExcluirOlá Paula, que belo post este. Se estivesse em Sao Paulo com certeza estaria todas as semnas na loja ...rsrsrs.
ResponderExcluirEu sou uma fervorosa fan de tudo que é mini, pois tira a vontade de comer um doce e a porcao e tao pequena que nem culpa pesa
Adorei !!
Beijos
Como diz a minha amiga Fla: Para tudo e chama a Nasa!!! rsrsrsr
ResponderExcluirbjs
Oi Paulaaa!
ResponderExcluirTudo bem?
Obrigada por sempre comentar no meu blog,fico imensamente feliz!
olha só me mande um e-mail que te explico certinho como faço pra colocar o nome na foto!!
acrfprestes@hotmail.com
Bjão
Paula, aqui em Portugal também as famosas e até menos famosas casa de chá (pastelarias) também fazem miniaturas da rica pastelaria k temos, o k acho muito bem, pq não consigo comer um bolo grande, e se fôr mini, já o faço sem custo, a minha filha é igual, para ela tem k ser bolo, fruta tudo pequeno mesm. Adorei o poste k meteu. Bjs boa semana.
ResponderExcluirTêm um aspecto divino...ai se apanhasse, cá uma dessas. Beijinhosssss
ResponderExcluirAi que luxo.
ResponderExcluirMas é verdade, eu ia querer comer várias...rs...
Mas que é chique é.
Bjs
Paula, passa lá na biroskinha, tem selinho pra vc...linda matéria...Parabéns!!! Bjuss!!!
ResponderExcluirAh, que otima ideia ! Sempre digo:tudo com moderacao...
ResponderExcluirobrigada pela visita. Vim aqui dar uma espiada e...
Que delicia de blog voce tem, Paula! Parabens !Ja comecei a seguir...
Bjs !
Que chic!!! Adorei!
ResponderExcluirBeijos
Uma ótima semana
Oiiiii! Estou passando para dizer que deixei para você um presentinho lá no meu blog! Beijos
ResponderExcluirEntrei pela primeira vez e ADOREI o assunto!!
ResponderExcluirAdoro esses mini doces e finger food e acho realmentne que isso é um maneira de se deliciar com uma "bocada".DA Dona onça,provei esses churros e outros mini doces que ela serve e alguns outros lugares, tb provo as delícias. PArabéns pelo blog.
BJ
claudia
oiii paula, tenho email sim! é ilovejales@hotmail.com ! beijossss! e seu blog continua maravilhoso!
ResponderExcluirOlá Paula! Vi que a Rachel do Blog Na biroskinha mandou o selinho p vc e vim conferir o seu cantinho, amei viu?! tudo lindo e me encheu os olhos essas mini sobremesas, adoro!! Tb tenho um blog de culinária, qdo puder me faça uma visitinha tá? Bjinhos, Nane vovoqueensinou.blogspot.com
ResponderExcluirAmei Paulinha, adoro esta idéia de provarmos vários sabores, e como são delicados, né? Bj grande.
ResponderExcluirSilvana,obrigada por estar aqui, realmente muito deliciosos, bjs
ResponderExcluirWelze, vc tem toda razão, dá vontade de comer muto mais, bjs
Sylvia, mas vc sabe que de pequeno em pequeno...acaba ficando grande hahah acho que comemos mais viu, bjão
E que a Nasa venha logo né Chris hahaha, bjão
Amanda bigadão viu, recebo seu e-mail vou tentar fazer, bjão
Nela, se for pequeno eu acho lindo e gosto,mas como mais hehehe...bjao
Sonia, obrigada pelos comentarios, bjos grandes
Fla, também acho super chique heheheh, bjocas
Rachel, obrigada pela lembrança, bjão
Claudia que bom que vc veio, fiquei feliz, volte sempre que quiser, vou adorar...bjs
Chyntia, obrigada por estar sempre por aqui, bjocas
Danieli, obrigada pela lembrança, bjinhos
Claudia, que bom que vc gostou, o bar é bem conhecido quem dera eu estar por ai em Sampa..tudo de bom, bjs
Carla, que bom vc por aqui, vou anotar seu e-mail, bjs
Nane, adorei a sua visita, volte sempre, logo estarei por ai te visitando tb, bjs
Teia, saudades de vc, que bom que tem aparecido...todo mundo correndo não? bjs
HOLA AMIGA MUY BUENO TODO TIENE UNA PRESENTACIÓN MUY BUENA TIENE QUE ESTAR RICO TODO LO QUE TIENES PUESTO ME GUSTO MUCHO, UN SALUDO DE JOSÉ LUIS
ResponderExcluir