sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Ano Novo Chinês 2010 - Ano do Tigre

Dança do Dragão
Olá pessoas queridas, de acordo com o calendário lunar, hoje é Ano Novo chinês (14/02), como vocês devem saber sou descendente de chineses. Meus avôs maternos/paternos nasceram em Cantão/China. Não sigo todas as tradições, mas esta em especial é uma em não podemos esqueçer.
Dança dos Leões
Festa na Liberdade/SP

O Ano Novo Chinês: Usos e Costumes (Por Teresa Kam Teng)

Na China, há um dito popular que diz: Todos os planejamentos do ano se fazem na primavera, pois a chegada do Ano Novo coincide com o início da primavera lá, sempre no final de janeiro ou início de fevereiro. Não existe uma data certa, como aqui no ocidente, porque o calendário chinês é baseado no ciclo lunar.

Na véspera do Ano Novo as pessoas fazem limpezas gerais: limpam e arrumam a casa, cortam o cabelo, fecham as contas, colocam oferendas aos Deuses que cuidam da casa, preparam as roupas...

A cor vermelha, por ser yang e vibrante é a cor predominante durante as comemorações do Ano Novo. As mulheres da família procuram usar um vestido novo nesta cor para assegurar a sorte e um bom ano. Além desta cor, outras cores da sorte são o amarelo e o roxo.

No último jantar do ano a família se reúne para a refeição do fechamento do ciclo anual. São feitos pratos especiais para trazer todo o tipo de sorte e felicidade. Não podem faltar os bolinhos em forma de lingotes de ouro; o peixe que representa o dinheiro; as tangerinas, também chamadas de laranjas da sorte; o prato feito com arroz moti representando a prosperidade e o talharim (macarrão) que representa vida longa, muito usado em aniversários. Todas as frutas e doces são servidos em bandejas ou embalagens vermelhas.
A refeição é feita em uma mesa circular para favorecer o relacionamento e a união dos membros da família. As pessoas procuram perdoar as ofensas, esquecer as diferenças e evitar os maus pensamentos. Tudo é comemorado com muita alegria e fartura para trazer muita sorte e felicidade.

Durante a comemoração, lanternas vermelhas são acesas e penduradas diante da porta principal, e só serão retiradas após os 15 dias do Ano Novo. Fogos de artifício são estourados para espantar os maus espíritos.

No primeiro dia do ano é muito comum as crianças e os solteiros da casa ganharem um envelope vermelho contendo dinheiro. Este envelope é distribuído pela matriarca da casa (avó ou bisavó) com propósitos auspiciosos...

Como se vê, os costumes podem ser diferentes, mas as intenções são sempre as mesmas.

Feliz Ano Novo Chinês!


Curiosidades sobre o Zodiaco Chinês; este ano o signo representante é o tigre, entre no link abaixo e descubra seu signo :

http://www.gastronomias.com/horoscopo-chines/


Comida Chinesa:

Durante o ano inteiro em casa, fui tirando fotos de comidas chinesas "caseiras" para poder mostrar um pouco de como são nossos pratos que normalmente não aparecem nos restaurantes:


Sopa para se tomar no Ano Novo Chinês: de algas marinhas, shitake, com bolinhos de massa moti e temperinhos

Macarrão de ovos com legumes

Refogado de ervilha torta, "orelha de porco" tipo um funghi, cenoura, acelga, couve-flor, camarão e vagemSopa de nata de soja, caldo de galinha, cenoura, vermiceli e algasPão chinês no vapor, recheado de carne de porco e molho Hoisin (de soja temperada)

Torta de inhame ao vapor, leva bacon, camarão seco, cebolinha, e temperinhosLouças para sopaSopa de macarrão, caldo de galinha, cenoura e shitakeMinha Tia maria fazendo o tradicional arroz que leva amendoim, linguiça chinesa, bacon, carne de porco e de frango e temperinhosNo prato...Sopa de shitake, nata de soja e vermiceliMacarrão transparente (vermiceli) com ovos, abobrinha, brocolis e cenoura

Trouxinha de arroz, amendoim e carnes.Macarrão transparnte com camarão e legumes








16 comentários:

  1. Oi, Paulinha,
    Eu gosto de saber mais sobre as outras culturas, e por isso gostei muito desse post. Até descobri o meu signo no horóscopo chinês! Aqui em casa todos gostamos de comida chinesa, e minhas filhas são viciadas nessa comida. Mas elas só conhecem a comida servida nesses restaurantes tipo self-service. Já eu, quando solteira, ia era nos restaurantes chineses a la carte, razão de eu conhecer as iguarias mais elaboradas, como o delicado e delicioso pão cozido no vapor.

    Beijinho e bom feriado.

    ResponderExcluir
  2. Paulinha, ai que delícia! Sou louca por comida chinesa, você sabe.
    Hmmmmmm que fome que me deu...
    Feliz Ano Novo, prá você e sua família.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, ainda hoje fiz um pequeno apontamento sobre o ano que começa.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  4. Ai paulinha que saudades, mato a vontade so de olhar, mas mataria mesmo o desejo se comesse estas coisas boas que as nossas mama fazem .
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Paulinha,
    Que coisa fofa esse post!
    Feliz Ano Novo pra você e sua família!
    Os pratos são lindos, literalmente, e o conteúdo também...rsrs!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá Paulinha :)
    Eu sempre tive um certo fascínio pelas comemorações do ano novo na China! Agora com esta reportagem completíssima e super interessante, o meu fascínio aumentou!
    Fiquei com uma enorme vontade de provar todos essas iguarias chinesas que publicou! Pena não encontrarmos nos restaurantes chineses! A louçinha da sopa é um miminho: tenho duas tigelinhas e colheres oferecidas por uma tia minha parecidas mas em tons de azul!
    Resta-me agradecer esta informação tão interessante e desejar um feliz ano novo chinêS!
    beijinho grande.

    ResponderExcluir
  7. Ah, não acredito!!! Achava que você era japonesa (santa ignorância, rs). Que demais!! Comecei a aprender chinês há uns 3 anos atrás e acho uma língua deliciosa de aprender, apesar de hoje em dia ter parado com os estudos. Minhas músicas preferidas são chinesas.

    新年快樂!!

    ResponderExcluir
  8. Paulinha,
    Linda festa, lindos pratos, lindas fotos... feliz ano novo!!!
    bjs
    Dani

    ResponderExcluir
  9. É tudo tão diferente, puxa que legal, voces comeraram o ano novo...

    Bacana mesmo

    ResponderExcluir
  10. Oi Paula
    me convidou e eu vim!
    agora vem cá, esses pratos todos...me deu uma fome, aiaia!!!
    seu blog heim, só cultura, está de parabéns florzinha!

    muitas beijokas e obrigada pela visita fofa lá no meu cantinho, apareça sempre

    ResponderExcluir
  11. Menina do céu quanta coisa boa.
    Esse pão no vapor morro de vontade de experimentar, eu vi no Anthony Bourdain esses dias ele provando.
    Linda festa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. adoro saber estas diferenças culturais.
    Apesar de ser um pais que não me fascina, gosto muito da cultura.

    ResponderExcluir
  13. TUDO LINDO!
    MAS AS COMIDAS PARECEM MARAVILHOSAS ADORO ESSE MACARRÃO TRANSPARENTE!

    ResponderExcluir
  14. Meninaaa, quanto prato lindo!!!
    To babando aqui!!!!

    ResponderExcluir
  15. Ola, aprecio bastante a culinária chinesa . Tenei fazer baozi, o pao à vapor, porém não sucedi como gostaria. Os pães não ficaram com uma coloração boa, apesar de ter seguido a receita tradicional . Ví em alguns sites sobre a farinha para preparo do pão. Procurei na Liberdade em todos os mercados orientais, porém só encontrei a farinha de arroz. Sabe me dizer onde posso encontrar em São Paulo, ou ainda posso utilizar a farinha de arroz ? Obrigada e adorei o blog .

    ResponderExcluir
  16. Olá "anonimo", minha mãe faz o pãozinho recheado chines, mas ela usa a farinha normal mesmo, daquela simples comprada em qualquer mercado, nunca fizemos com farinha de arroz,e sempre ficou boa,
    abraços espero ter ajudado
    paula

    ResponderExcluir