quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Lichia

Olá amigos (as), queria saber se todos já conhecem a lichia, fruta originaria da China e que esta fazendo muito sucesso pelo Brasil. Fruta essa, que comia muito na minha infância. De casca grossa por fora e por dentro uma polpa fofinha parecida com a de uva, muito saborosa e nutritiva. Não faço nada com a lichia apenas degusto comendo muitas de uma só vez, meu marido as vezes quer me esganar, pois não sobro quase nada para ele...mas perai, minha filha também come lichia, então a culpa não é só minha hahahhaha, olha, ela devora como gente grande, as vezes tenho que esconder porque ela come tanto e ainda fica: - mamãe quero mais lichia...é muito engraçado, disputamos a tapa até a última frutinha.

(O texto abaixo retirei daqui;)
Como uma fruta sazonal, a lichia é colhida no Brasil apenas durante os meses de novembro e janeiro. Sua produção é cíclica, ou seja, durante um ou dois anos a produção é grande, e no ano seguinte a pode ficar reduzida a 10%. Essa peculiaridade no cultivo muitas vezes tira o sono dos produtores, que nos anos de 2002 e 2003 viram suas produções caírem em mais da metade e, o consumidor, encontrou a fruta nas feiras livres e mercados a quase R$ 30 o quilo. Já em 2004, a história foi completamente diferente. Com o clima muito favorável durante todo o ano, a produção saltou de 150 toneladas em 2003 para 8.500 toneladas em 2004. O preço da fruta então ficou muito mais acessível, chegando em média a R$ 3,00 o quilo, e permitiu a sua popularização entre consumidores que desconheciam a fruta.

Produtora de lichia no interior de São Paulo há mais de 20 anos, Cecília Helena Ferreira da Cunha, comemora sua safra de quase 120 toneladas em 2004, mas ressalta que, “trata-se de um mercado crescente, porém o mercado de produtores deve estar saturado em 3 ou 4 anos. Nesse momento é importante os produtores estarem atentos para não deixarem cair a qualidade do produto”. Cecília Helena, explica que no Brasil a lichia é vendida apenas in natura, embalada em cumbucas de 500 gramas, mas também vê como alternativa para comercialização do excendente a venda da polpa da fruta e, até a granel, assim como outras frutas. “Na Tailândia, por exemplo, compra-se o cacho da lichia nas feiras, assim como a banana”.

A lichia nasce em árvores de grande porte, conhecida como lichieiras, que atingem de dez a 15 metros de altura. Os frutos são em forma de coração ou ovais, vermelhos e dispostos em cachos. Uma lichieira na época de grande safra chega a produzir cerca de 150 a 200 kg da fruta. Do tamanho de um morango, com casca vermelha, polpa branca, doce e com uma aroma agradável, a lichia é rica em vitamina C, potássio, cálcio, fósforo e ferro.Existem algumas variedades de lichias, as mais cultivadas nas regiões subtropicais são a “Bengal”, “Brewster”, “Mauritius”, “Sweet Clift” e “Americana”, este último tipo é o mais encontrado no Brasil.

Além de seu uso principal como fruta fresca, a lichia pode ser utilizada em temperos, molhos, conversas, vinhos, geléias, sucos, musses, sorvetes. Sabe-se que o suco da fruta é indicado para combater febres passageiras, alivia a tosse, problemas no fígado e estômago. Já a lichia seca, tipo passa, pode ser utilizada em chás, como adoçantes.

Em casa comemos somente in natura, dilicia :)
Essas caixas de lichia meu marido encomendou de um amigo, muito saborosas.
Olha o cacho de lichia que lindo.
E um suco de lichia, tomei e não gostei, é muito doce.

15 comentários:

  1. Eu também sou uma fã desta frutinha... quanto a receitas, até agora só vi usada como acompanhamento de frutos do mar, mas conversando com uma amiga uma vez, me disse que em forma de manjar, já havia comido...

    bjssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa as crianças adoram!Eu particularmente não gostei muito não...acho estranha...parecida com uma frutinha chamada PITOMBA (não sei se é daqui do nordeste ou se todos conhecem...)
    Tb não compramos muito, pois aqui custa caríssimo!

    ResponderExcluir
  3. Paula, eu simplismente amo lichia!! Desde que apareceu por aqui eu ja provei e virei fã. Época de Natal, lichia não falta aqui em casa e eu como você como igual uma doida, se bobear, como uma caixinha dessa sozinha de uma vez!! Adoro. Beijão

    ResponderExcluir
  4. Pois é Paulinha, não sou muito boa a dar formatos em nada, você precisa ver quando cismo de fazer coxinhas...rsrsrs!!!

    Adorei o texto sobre as lichias, adoro, dia desses fiz até uma caipirinha, você viu, né?!
    Delícia de fruta!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  5. Menina.. sempre vejo essas frutinhas no sacolão e nunca soube o que eram. Agora já sei.. hehe
    Qualquer dia experimento. :)

    Beijo

    Dani
    http://danielasbistro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá Paula,
    Eu adoro lichia, principalmnete porque lembra Pitomba, sempre que como lichia lembra-me a infância.comia muita pitomba quando eu era criança.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ainda não experimentei fazer algo com elas, são deliciosas in natura. Aliás, estou com uma caixa delas na fruteira.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. nossa..eu amo lichia!!é uma das coisas mais maravilhosas que existem no verão..deixo na geladeira..e pego geadinha para descasacar na frente da tv!!!esqueço do mundo comendo..amo!bjus

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca comi...qqr dia vou experimentar.
    Parabéns tudo novo por aqui. Ficou excelente. Adorei Bjókitas

    ResponderExcluir
  10. Eu só comi uma vez essa frutinha, no hortifruti daqui ela é muito cara, então...

    ResponderExcluir
  11. Eu também prefiro as lichias ao natural. Mas quem gosta mais delas aqui em casa é a minha caçula!

    ResponderExcluir
  12. experimentei uma vez e gostei!!
    mas aqui é dificil de achar.
    bjkas

    ResponderExcluir
  13. A gente aqui em casa compra de montão, tira da casca e congela pra não estragar rápido, quando descongela ela fica do mesmo jeitinho e com o mesmo sabor!

    ResponderExcluir
  14. OLá, eu tb adora litchia!
    Nascí em Moçambique e lá tb havia, nós apanhávamos da árvore e comiamos logo!

    São mesmo boas!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro caipifruta de lichia, preparada com vodka Absolut. Delícia. Não tem igual!!!!

    ResponderExcluir