sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Aniversario da sogra Genoeffa e torta Marta Rocha.

Ola pessoal, o ano passado, em novembro, foi aniversário da minha sogra e só agora consegui postar. Vou contar um pouco do que sei da história dessa mulher de fibra, 80 anos, 8 filhos, carismática e heroina. Genoeffa descendentes de italianos, teve 8 filhos, seu marido faleceu aos 40 anos, quando então havia recém nascido o caçula com 2 anos (meu marido). Pessoal, ela criou os filhos sozinha, sabem o que é isso? Tudo bem que naquela época não existia tanta violência, o pudor era mais contido, a moral super rígida mas filhos... dão trabalho, quem tem um, dois ou três sabe disso. Para sustentâ-los trabalhou muito na roça, fazia muita costura e hoje ela faz parte da comunidade da paroquia do bairro onde mora, tem muitas amigas, não para um segundo, é muito lúcida e honesta. Participa de trabalhos voluntarios e faz lindos panos de prato bordados. Em sua vida sempre houve espaço para a igreja, isso é muito bonito, acho que a religião fortificou sua vida para tomar conta de uma familia inteirinha. Seus filhos são um exemplo, todos dignos e trabalhadores, nenhum caiu na margilidade ou se envolveu com drogas. Quando casei com o Paulo, fui morar três anos com a sogra, no começo não foi fácil, pois ter mais uma "mãe" te cuidando...kkkk. Mas este período foi um aprendizado, acho que faz parte do ser humano se adaptar, e cabe a cada um de nós ter ou não tolerância. Ambos tiveram, e só ganhamos com isso, ela fazia tudo por nós em sua casa, limpava tudo e deixava comida para eu jantar. E todo domingo ai de quem não fosse na missa, ela ficava brava, e assim reaprendi a ser catolica graças a ela, sogrona do meu coração :D
No dia do aniversário foi feita um churrasco cheio de saladas, sobremesas e o bolo de aniversário foi feita uma Marta Rocha. Minha mãe fez as massas do bolo e eu os recheios. As lembrancinhas foram uma caixa de vidro que a Neuza (cunhada) mandou de Mauá/SP, por aqui (em Ctba) compramos fitas, terço e mandamos fazer sua foto para ser colocada na tampa. Ficou lindooo!!! E ainda foi feito um filme com fotos de sua vida juntamente com seus filhos, netos, noras, genros e amigos. Ela adorou tudo e ficou muito feliz.
Agradeço a você por cuidar de todos nós, nossa heroína do coração. Parabens de novo por seus lindos 80 anos.
As lembranças
A torta Marta Rocha
Os ingredientes

E vamos a receita da torta Marta Rocha:

Massa básica do Pão-de-ló:
5 ovos (claras em neve)
2 xícaras cheia de açucar
2 xícaras cheias de farinha de trigo
1 colher de amido de milho
1 xícara de água morna
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Modo de preparo:
Bata em velocidade alta os ovos com açucar, até ficar bem fofo e firme, ir alternando com os ingredientes secos com a água. Untar forma com papel manteiga, levar ao forno preaquecido, mais ou menos 40 min.
Para massa preta, acrescentar 1 xícara de chocolate em pó.


Torta Marta Rocha
Dividir a massa básica em duas e colocar o achocolatado a um delas, e por para assar. Depois de pronto corte-as ao meio de modo a obter duas partes brancas e duas partes preta.

Recheios:
Creme de Ovos:
Levar ao fogo 2 xícaras de chá de açucar com uma xícara de chá de água. Mexer bem e deixar ferver até ficar uma calda rala. Desligar e deixar esfriar. Acrescente 12 gemas passadas na peneira, voltar ao fogo e deixar ferver e desligar.

Suspiro
Levar ao fogo uma panela com um copo de claras e três copos de açúcar, misture. Mexa até aqueçer bem, sem deixar ferver. Colocar na batedeira e bater até ficar firme. Colocar raspas de limão. Forrar uma assadeira com papel manteiga e pingar o suspiro com um saco de confeitar.
Ligar o forno no mínimo na hora de colocar o suspiro, colocar uma colher na porta do forno para ficar entreaberta e deixar secar suspiro (média 1 hora) desligar o forno e fechá-lo. Deixar esfriar no dentro do forno mesmo, guardar em recipientes fechados.

Creme de damasco
Deixar de molho 300g de damasco em 500ml de água e três colheres de sopa de açúcar por uma hora. Levar ao fogo até amolecer bem, retirar do fogo e levar ao liquidificador, voltar ao fogo até ferver. Reserve até esfriar.

Strogonoff de nozes
Misture bem 400 g de doce de leite, 200 g de nozes picadas, 200 g de creme de leite sem soro, mexa vigorosamente, coloque na geladeira para ficar mais firme até a hora de usar. Se ficar muito duro acrescente um pouco de creme de leite.

OBS: o doce de leite pode ser feito na panela de pressão com 1 lata de leite condensado coberta de água até cobrir toda lata, depois que pegar pressão conte aproximadamente 30 min, desligue e espere esfriar completamente a latinha antes de abri-la para não correr o risco de "explodir"em seu rosto.

Crocante
Levar ao fogo 1 xícara de chá de açucar em uma panela, ficar mexando até derreter bem. Misturar 1/2 xícara de chá de nozes e despejar em uma assadeira. Deixar secar, depois coloque encima de uma mesa ou forma grande e passe a garrafa ou o rolo para quebrar em pedaços bem pequenos, acrescente umas pitadas de trigo para que o crocante não fique muito úmido e solte água, feito isso guarde num recipiente fechado.

Chantilly
Levar a batedeira 1 litro de nata fresca (creme de mesa) e deixar bater até ficar firme. Acrescente 3 colheres de açucar e misture. Reserve.

Montagem:
Pão-de-ló de chocolate - recheio de damasco
Pão-de-ló branco - strogonoff de nozes
Pão-de-ló de chocolate - ovos moles e crocante de nozes
Pão-de-ló branco
Cobertura de chantilly

OBS: Como fizemos de um dia pra outro umedeci bem pouco com calda de açucar e canela com cravo em pó. Fervi, esfriou e usei.

Para esta receita original foram usadas formas de 30 com de diametro e se for retangular use uma de aproximadamente 35x24.


Decoração de crocantes, ovos moles, creme de damascos, e suspiros
Para o bolo de aniversário da minha sogra fizemos 4 pães-de-ló (2 pretos e 2 brancos) , 3 receitas do creme de ovos, 3 receitas do creme de damasco, 3 receitas do strogonoff de nozes, comprei 4 pacotes de suspiros tipo da marca "tip top", 3 receitas do crocante, 1 pote de nata de 3,5k (o qual sobrou ainda um pouco pois para decoração vai bastante).

22 comentários:

  1. Olá Paula,
    Que bonita história...e que felicidade chegar
    a essa idade.
    Esse bolo deve ter ficado muitoooo gostosoooo!!!
    Que seu novo Ano seja muito abençoado e com
    muita Paz e Felicidades para vc e toda sua
    família.
    Vou te perguntar uma coisa...vc tem uma receita
    que seja boa e gostosa daquelas tortas salgadas
    feitas com pão de forma que é em camadas fria?
    Pois estou precisando de uma receita dessa e
    me lembrei de vc pois vou fazer aqui em casa
    uma festinha de Niver para meu esposo,e queria
    fazer...se vc tiver e puder me ajudar fico super
    agradecida amiga.
    Um ótimo final de semana!
    Beijosss
    meu email:
    simone.193@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula, envio meu mai sincero respeito a sua sogra. Ter esses entes sagrados ao nosso lado é sem dúvida um privilégio. Deus guarde sempre muito bem sua família e quanto a Torta, é tão linda quanto nossa Miss Brasil com o mesmo nome.

    ResponderExcluir
  3. Paula, a sua sogra é de facto uma mulher de coragem!! E ainda bem que vc se orgulha nela... Porque uma mulher assim é rara! E ainda tão activa!
    Quanto ao bolo é simplesmente lindo e enorme!!! Os meus parabéns porque ficou um encanto!!!!
    Beijos e bom fim-de-semana*

    ResponderExcluir
  4. Hummmmmmmmmm
    Que aspecto...
    A minha dose já vem a caminho?=D
    Assim espero pois está com um aspecto maravilhoso
    Jinhos fofos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Paulinha,

    Que estória linda! Parabéns e muitas felicidades para a sogra (tão merecedora)! Sabe, eu sei de pelo menos umas quatro estórias - todas verdadeiras - envolvendo os imigrantes italianos (que devem ter acontecido também com os outros imigrantes), recheadas de lutas e sacrifícios, mas também de superação e triunfo!
    Penso que foi justamente essas lutas e a forma como elas foram encaradas que deu às pessoas como a sua sogra a têmpera necessária para que ela chegasse a ser uma octagenária lúcida e ativa. E isso, convenhamos, não tem preço! Acho que devemos meditar nessas coisas.
    De resto, a festa parece ter sido ótima, né?
    Eu fiz uma vez uma torta Marta Rocha (cuja receita não foi muito pesquisada) e não gostei muiiito do resultado. Não é que tenha saído ruim, só não saiu a torta maravilhosa que eu sei que a Marta Rocha é. Então devo fazê-la novamente.

    Beijinho e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Ai, que cabeça de vento! esqueci de elogiar a torta, que ficou linda, e de dizer que vou tentar a sua receita! Também gostei muito das fotos (e da sua imagem; tá parecendo uma gatinha, mulher! rs).

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha visto muitas tortas Martha Rocha, mas uma deste tamanho é a primeira vez, deu agua na boca...

    Todos os aniversários devem ser muito comemorados, mas de pessoas tão especiais como sua sogra, tem que ser comemorado todos os dias!

    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Oi Paula, que linda história! Vc deve gostar muito mesmo da sua sogra pois este bolo é trabalhoso....deve ser divino. Já ouvi falar dele algumas vezes mas não sei se teria coragem de fazer. Parabéns para sua sogra que soube lapidar e manter uma família tão maravilhosa. O brilho dela é mesmo grande pois contagiou até você. gd beijo e obrigada pela visita. Tenha um 2010 maravilhoso.

    ResponderExcluir
  9. Olá Paula,
    Que bonita história... quem me dera chegar
    a esta idade com este timpbre.
    FELICIDADES A SUA SOGRA!!
    Um doce e iluminado fim de semana a toda família.
    Bjks

    ResponderExcluir
  10. Paulinha, bem que vc falou ! Que estória linda de vida a da sua sogra!
    Que mulher de fibra ein?
    Dê muitos beijos nela por mim...merece todo o seu carinho mesmo...e é tão difícil nora e sogra se darem bem, né? Eu não tive sogra, nem posso falar, mas vejo cada coisa...minha filha vai ter uma sogra maravilhosa também!
    a mãe do namorado dela ama a Thaís e minha filha adora ela tb!
    Acho ótimo que se deem bem...é muito melhor quando é assim.
    Beijos Paulinha...e o que houve com o bracinho da sua filhinha?

    ResponderExcluir
  11. Que maravilha, Paula, chegar aos 80 anos com essa disposição e uma grande história de vida!
    A Marta Rocha ficou linda e tenho certeza que foi feita com muito carinho. Não consigo comer porque é açúcar que não acaba mais... rsrs!
    Faço suspiro aquecendo levemente, mas no banho-maria.
    Parabéns às 3, você, sua mãe e sua sogra!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Paulinha,
    Fiquei emocionada! Bem parecida com a de minha sogra, sangue italiano, 7 filhos, sem marido, costurando e ensinando o melhor caminho. Minha sogra ainda ficou com gêmeos (meu marido :)...
    Deus a levou no ano passado antes que pudéssemos comemorar seus 80 anos, mas fica a linda lembrança da mãezona!
    Parabéns para sua sogra e a vc por essa linda torta e dedicação!
    Um bejim, tá?!

    ResponderExcluir
  13. Que história menina!! as mulheres são fortes mesmo! E esse bolo que lindo, vc arrasou!

    bjs

    maura

    ResponderExcluir
  14. Que momento lindo... Parabéns para sua sogra!!

    Esse bolo é uma delícia!! Só não gosto muito quando sinto o sabor característico do ovo,hehehe.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. oi lindinha, tem selinho pra vc no gostosuras

    ResponderExcluir
  16. Que história linda menina.
    Parabéns pra sua sogra e vida longa a essa mulher de fibra!
    E que torta linda Jesus!!! Mãos abençoadas que a elaboraram com certeza.
    Beijossss

    ResponderExcluir
  17. Isso é que é um história de mulher de fibra, rija, muitos parabéns.
    A torta é magnifica, sim senhora.
    Feliz Ano para voçes
    bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Estou sem palavras o bolo ficou,lindo lindoo,uma perfeição,adorei.
    Muitos Parabéns à sogra.

    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns à sogrinha... linda idade :-)

    A torta ficou magnifica... adorei :-P

    e a decoração ficou um charme.

    Desejo-lhe muitas Felicidades e que conte muitos e muitos anos de vida :-D

    Bjokas doces

    ResponderExcluir
  20. ACHEI LINDO O JEITO DE VC FALAR DE SUA SOGRA.
    SOGRA É SOGRA, NÃOÉ MAE DA GENTE. MAS DEVEMOS RESPEITA-LAS E ADMIRA-LAS, POIS FORAM ELAS QUE CRIARAM E EDUCARAM OS PAIS DE NOSSOS FILHOS.
    QUER MAIS?
    PARABENS

    ResponderExcluir
  21. Que post emocionante, receita delícia e lembrancinhas especiais!!!!
    Parabéns
    beijinhos
    Dani

    ResponderExcluir