segunda-feira, 11 de maio de 2009

Torta mousse de maracujá

Para o dia das mães almoçamos na casa da Mama, tinha tanta coisa...ela tem costume de fazer comida para um batalhão...acho que puxei ela...não conseguimos conter as emoções de cozinhar...bom, esta receita tirei de uma de minhas revistas de culinária, como tinha muita polpa natural de maracujá resolvi fazer a torta mousse. Bata a polpa de maracujá para obter o suco natural, guarde um pouco da polpa para fazer a calda com as sementes. Das outras vezes usei o suco de garrafa, desta vez com o suco natural ficou um pouco mais forte. Na receita deixo o suco misturado com a água para que fique menos azedo. Servi a torta depois do almoço com café e chá, serviu bem a familia inteira de 15 pessoas. Claro que foram pedaços pequenos.
Ingredientes para massa:
150 g biscoito de maisena
150 g manteiga

Ingredientes da mousse:
4 gemas
30g amido de milho
375 g suco maracujá natural (pode colocar 250g suco e 125 de água) ou use 375g de suco concentrado de garrafa
2o g de gelatina em folha hidratada (ou 1 e 1/2 de pacote de gelatina sem sabor em pó)
250 ml de creme de leite fresco
250g açucar
4 claras batidas em neve

Calda:
125ml de água
125ml de polpa com semente de maracujá
1/2 pacote gelatina sem sabor em pó
1/2 xícara de chá de açucar

Modo de preparo:
Triture os biscoitos, misture com a manteiga e forre o fundo de uma forma com base removível de 25cm, e asse em forno pré aquecido por 15 minutos, retire e reserve.
Ferva o creme de leite com o suco mexendo sempre. Dissolva as gemas no amido de milho e acrescente na mistura anterior até engrossar. Neste ponto abaixe o fogo e jogue o amido de milho devagar e mexa bem de preferencia com um fuet para que não empelote. Desligue o fogo e acrescente a gelatina sem sabor dissolvida em água (conforme explicações da embalagam). Deixe esfriar. Misture as claras batidas com o açucar. Despeje a mistura na forma de biscoitos e leve para gelar.

Preparo da calda:
Misture a água e o suco em uma panela, cozinhe até começar a ferver, acrescente a gelatina sem sabor, mexa bem, desligue, espere esfriar e coloque por cima da mousse, leve a geladeira de novo por até 4 horas no mínimo.

Dicas:
- Se o creme empelotar, bata tudo no liquidificador que ele volta ao normal.
- Sempre coloco mais água para hidratar a gelatina sem sabor em pó, coloco sempre o dobro. Por exemplo se para 1 pacote de 12g vai 5 colheres, eu coloco 10, porque dissolve melhor.
- Caso a calda fique ainda azedo, pode acrescentar um pouco mais de açucar.

Um comentário:

  1. nossa que delicia estou lambendo meus beiços ta com uma cara muito boa eu gosto de coisa asim bem naturalmeus parabens

    ResponderExcluir