sexta-feira, 8 de maio de 2009

Doce cana-de-açucar

Quem na vida nunca chupou uma cana-de-açucar? É tudo de bom, quem nunca experimentou tem que provar, a cana é doce, suculenta e saborosa...se bem plantada e colhida no tempo certo. Uma cana retirada do pé na hora é um absurdo de bom...quando compramos a casa em Curitiba meu pai logo tratou de plantar dois pedaços de cana, até pensei que não ia pegar...mas pegou por sorte nossa cresceu e esta a todo vapor....tirei uma foto de onde fica a cana bem na área de frente da casa.

O problema de deixar algo comestível na frente de casa são os pedintes, eles querem sempre um pouco...fazer o que, outro dia apareceu uma turma de adolescentes pedindo a cana que nem estava maduro suficiente para ser arrancada do seu pé, meu pai tratou de ir falando que o pé era apenas enfeite...os meninos ficaram bravos e foram embora.

E a famosa garapa, refrescante com abacaxi ou limão, conheço um lugar que vende há mais de 20 anos no mesmo lugar, o vendedor não ficou rico mas sua garapa é famosa.

Acho que o melhor jeito de consumir esta delícia é in natura ...corto em palitos de 5cm, ponho para gelar e 15 minutos depois devoro tudo. Até meus caçulinhas aprenderam a chupar cana, são umas graças chupando o caldinho doce sem parar.

A cana-de-açucar tem história no Brasil, é um dos produtos agrícolas mais produzidos desde a época da colonização, não é á toa que somos fortemente armados de álcool...pena que o preço dele esteja caro em algumas cidades como Curitiba. Meu cunhado que mora em Limeira paga bem mais barato.

Hoje os maiores produtores são Brasil, Índia, Cuba, México e China. A cana-de-açucar é cultivada em todos os estados brasileiros, mas é no estado de São paulo que se concentra a maioria das lavouras dessa cultura: são mais de 40% da área de cana no Brasil. No Nordeste, Pernambuco tem 20% e Alagoas, 17%. Minas Gerais e Rio de Janeiro tem juntos 15% de área plantada. A importância econômica de cana-de-açucar é grande, visto que ela produz diversos alimentos para o homem e para os animais. Sem falar na produção de álcool combustível para a industria automobilística. (Este trecho retirei do:http://www.fcr.org.br)

2 comentários:

  1. Menina vc me fez lembrar a minha infância querida, nossa qto tempo não sei o sabor de uma cana...
    Adorei seu blog,bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Paula

    Passei toda a infância chupando cana caiana,a mais docinha.
    E garapa então?Todo final de semana fazíamos uma jarra,lembro que meus irmãos estavam na adolescência e gostavam de exibir os músculos que nem tinham kkkkk...então ficavam moendo,faziam uma força danada e nós meninas morríamos de rir deles,mas o gostoso mesmo era deixar escorregar pela garganta aquela coisa deliciosa,minha mãe fazia que nem vc fez:cortava em retângulos e ia dando um prá cada um de nós...aí que saudades,que bom que entrei aqui,...obrigada por fazer-me recordar de uma época tão boa.
    Bjs
    Sonia Novaes

    ResponderExcluir