terça-feira, 17 de abril de 2012

Bolo de frutas na casa da comadre Flávia

Tenho sorte de ser madrinha de muitos fofinhos, e ainda ter amizade dos compadres e das comadres. Uma vez em um curso de batizado, o padre falou que os padrinhos são os segundos pais dos afilhados, achei tão bonito, e imagina a responsabilidade também de fazê-los participar da comunidade religiosa. As vezes fico: e ai vamos na igreja este domingo? Tipo...dando um toque para os compadres levarem os filhos na missa. Bom toda essa historia porque sou madrinha do Heitor, e este bolo fiz quando ele ainda estava na barriga da Flávia (comadre amiga) e tomamos um delicioso café com esse bolo de frutas confeitado, vamos lá:

Bolo de frutas.
Ingredientes pão-de-ló:
5 ovos
125g açúcar
130g farinha de trigo

Modo de preparo:
Bata bem os ovos com o açúcar até triplicar de volume, depois adicione o trigo devagar e misture delicadamente de baixo para cima, envolva toda massa até ficar homogenea, coloque em forma de 24cm untada e enfarinhada até uns 30 minutos ou até que enfiando a faca ele saia limpo.
OBS: neste pão-de-ló usei papel manteiga e acho bem melhor e mais prático do que a forma untada. O bolo não vai fermento mesmo, ele cresce com os ovos e açúcar bem batidos, por isso não bata a forma de jeito nenhum.

Recheio de coco:
150g de coco fresco ralado
1 lata de leite condensado Mococa
2 colheres de sopa de creme de leite Mococa
1 gema de ovo
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de margarina
essência de baunilha

Preparo:
Coloque tudo na panela, mexa até desprender do fundo da panela e reserve, use frio.

Recheio de pessego:
Pique 4 metades de pêssegos e reserve 2 inteiras para decorar

Cobertura de farofa de castanha:
Coloque 1/2 copo de castanha em um saco fechado e bata com um batedor de carnes até a castanha ficar em pedacinhos, reserve.

Calda de rum:
400ml de água
2 tampas de rum
1/2 xícara de açúcar
Preparo:
Ferva tudo, reserve e use frio.

Chantilly para recheio e decoração:
1/2 litro de chantilly para bater. (Usei Vigor)
Preparo:
Bata até ficar bem firme, não precisa de açúcar.

Montagem:
Corte o bolo em três discos e monte da seguinte maneira:
1a. camada: pão-de-ló e regue um pouco de calda
2a. camada: recheio de coco
3a. camada: pão-de-ló e regue um pouco de calda
4a. camada: um pouco de chantilly e pêssegos picados
5a. camada: pão-de-ló e chantilly para decorar, depois coloque a farofa das castanhas e as metades dos pêssegos. Bom apetite!!


11 comentários:

  1. Querida Paula,
    Nossa!!! Você ARRASOU!!! Que bolo +++LINDO e DELICIOSO!!! Você é uma verdadeira confeiteira profissional... Parabéns!!! AMEI!!!
    Você é muito QUERIDA!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
  2. Que delicia , uma coisa que eu adoro é Bolo confeitado .
    Eu amo saborear
    Linda decoração adorei e parece estar delicioso.
    Boa semana
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  3. Paula que lindo esse bolo, queria tanto ter essa habilidade de decoração, assim como vc, o capricho com que vc fez ficou lindissimo, não sei por que não dou certo com chantilly, não sei se é por que o chantilly não fica no ponto, ou por causa do meu bico e saco de confeitar que não são la grandes coisas, ou por que não tenho habilidade mesmo heheh. O fato é que admiro quem sabe fazer, o seu bolo ficou lindo, deve estar delicioso. Parabéns minha amiga

    ResponderExcluir
  4. Paula:
    que sortuda a sua comadre!!!
    O bolo está tentadoramente apetitoso!
    Aproveitei e tô levando mais algumas das receitas qui, como o Pudim de Pão e a Torta Alemã! Ai, tudo uma delícia de comer!
    Bjinhus,
    Sandra

    ResponderExcluir
  5. Estou na fila esperando meu pedaçinho, ui que delícia!

    Eli

    ResponderExcluir
  6. Ai ai aia Paula, adoro esse tipo de bolo!!!vou guardar a receita, quem sabe?! bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  7. Nossa.... eu fui lahhhh na casa da minha avó agora, essa receita me fez lembrar de uma infancia doce que tive!kkkkk minha vó vivia fazendo esses bolos assim..... agora o neto cresceu e ela não faz mais =(.... to precisando ter uma conversa seria com ela depois de ver essa receita! kkkkkk

    Parabens! Blog muito bacana! essa a primeira vez q entro aqui! Seriei um frequentador agora! kkkk

    Ahhh... entrem no meu blog tambem pra dar uma olhadinha: http://hudson-sapore.blogspot.com.br/
    Serão muito bem vindas lá! =D

    Abraços
    Até mais!

    PS: Obrigado pela viagem ;)

    ResponderExcluir
  8. QUE COMADRE MARAVILHOSA!
    O BOLO FICOU LINDO E COM UM ASPECTO DELICIOSO!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela visita quelida
    Ótima semana
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  10. que bolo lindo amiga..maravilha de receita..bjo

    ResponderExcluir
  11. D+ D+ D+ :)
    E palavras para quê se uma imagem vale mais do que mil palavras?
    Bjs Márcia
     
    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir