sábado, 21 de fevereiro de 2009

Postas de salmão assado.




Fonte de ômega 3, o salmão é um excelente peixe para a pele. Compramos postas de salmão num domingo e chamamos a família da minha irmã para almoçar em casa. Fizemos assado no forno, a receita é bem fácil. Colocamos o peixe em uma tigela guarnecido com os temperos por uns 10 minutos depois direto para o forno. Gosto de usar grelha na forma para assar melhor e não grudar o peixe, para isso passei um pouco de óleo na grelha. Coloco um pouco de água dentro da forma para que o molho do peixe que cai não fique com aquele cheiro de queimado, fique sempre de olho, secou ponha mais um pouco de água. Pode acompanhar pode ser uma salada de folhas ou de batatas e um arroz com ervas. Esta receita dá para 4 a 6 pessoas dependendo do apetite.


Ingredientes:
8 postas de salmão
2 dentes de alho
1 colher de sopa rasa de sal
1 colher de café rasa de pimenta do reino
suco de 1 limão
2 colheres de café de "tempero baiano" (encontra-se em qualquer casa de ervas).

Modo de preparo:
Ligue o forno em temperatura baixa.
Misture as postas com todos os ingredientes. Deixe marinar por uns 10 minutos.
Arranje uma forma média com uma grelha e disponha as postas por cima.
Leve ao forno por 30 minutos. Depois, aumente a temperatura do forno para médio e vire as postas, deixando por mais 30 minutos ou até que fique bem dourado e assado.
Sirva com arroz de ervas e salada verde.





Pé de maracujá do meu vizinho.

Maracujá, quem já não teve seu quintal invadido por ele? Um dos meus vizinhos tem várias plantas, entre elas o maracujá, no começo queria cortá-lo por causa das taturanas, uma aqui outra lá ficava com medo devido aos meus pimpolhos...quando me dei conta a planta invasora já havia crescido para o lado de dentro do meu muro. Chegaram as mudas, flores e o maravilhosos maracujás foram aparecendo...fruta que eu adoro...azedinho bom!!! Este fruto também tem muitos nutrientes como proteínas, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas B. Sabem como gosto de saboreá-lo? Corto ao meio e coloco a polpa em um copo com bastante gelo e açucar, dou uma bela mexida e vou comendo de colherada bem devagar...não tem coisa melhor! O maracujá esta dentre os meus favoritos para preparar uma mousse, uma calda para acompanhar a salada de frutas ou uma pavlova, enfim inúmeras receitas. Os frutos ainda não cairam, mas assim que isso acontecer vou postar coisas gostosas pra comer. Enquanto isso vou abrindo a janela e observar o lindo pé de maracujá, dêem uma olhada:

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Patê de alho e curry

Este patê ficou bem gostoso, meio inusitado pois coloquei um pouco de curry (pacote comprado em mercado), o creme bechamel pode ser pronto ou então daquele molho de macarrão que sobrou e você não sabe o que fazer...vale a pena experimentar para o fim de tarde no café, no churrasco etc...














Ingredientes:
4 pães amanhecidos fatiados
2 dentes de alho grande bem picado
1/2 cebola pequena bem picada
5 colheres de sopa de maionese
3 colheres de sopa de creme branco (bechamel) feito em casa ou comprado pronto
1 colher de café de sal
1 colher de café de curry (comprado pronto em supermercado)
1 pitada de pimenta do reino

Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes menos os pães, mexa bem e passe um pouco do creme em cada fatia dos pães, coloque-os em uma forma e leve ao forno pré-aquecido até que fique bem dourado. Sirva em seguida.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Peixe colorido com molho de camarão



Minha mãe sempre falou que eu deveria ter casado com um pescador...pois adoro frutos do mar, aqui segue uma receita que volta e meia eu preparo em casa, é um refogado de peixe bem simples e rápido de preparar que vai filé de peixe, batata, um pouco de pimentão pra dar aquele gostinho, cebolinha verde (ou coentro) etc...e de quebra fiz também um molho de camarão pra acompanhar. Para os meus filhos digo que é o peixe colorido - devido ao tomate, pimentão...fica com aspecto bonito e cheiroso..hummm.... Esta receita da para 4 pessoas.


Ingredientes:
4 filés de peixe de consistência dura cortados em quadrados de (pescada, cação, etc)
2 tomates cortados em rodelas
1 pimentão verde médio
3 batatas médias fatiadas
3 galhos de cebolinha verde (ou 1/2 xícara de coentro)
1 cebola pequena cortada em tiras
2 dentes de alho picados
1 colher de zeite
1 pitada de pimenta do reino
1 colher de sopa sal
metade de um limão
2 colheres de sopa de óleo
Molho de camarão
300 gr de camarão pequeno e limpo
2 tomates grandes picados
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
1 xícara de água
1 colher se sopa de amido de milho
1/2 xícara de cebolinha verde (ou coentro) picado

Modo de preparo:
Misture o limão e a pimenta do reino ao peixe. Reserve.
Dentro de uma panela média coloque o óleo, sal e alho, refogue até soltar o cheiro do alho.
Em seguida coloque a batata, e água até cobrir. Cozinhe-o por uns 5 minutos ou até que a batata esteja cozida mas não mole. Desligue a panela do fogo e acrescente metade da cebola, do tomate e o peixe por cima da batata.
Ponha o restante do tomate, cebola e o pimentão todo.
Regue o azeite e cozinhe por 10 minutos ou até o peixe estar cozido.

OBS: Depois de cozinhar a batata, verifique se ainda tem um pouco do caldo do seu cozimento, pois é necessário para cozer o peixe, caso tenha ficado muito seco, coloque mais meia xícara de água quente.

Molho de camarão
Em uma panela pequena, coloque o óleo, sal e o alho. Refogue um pouco até soltar o cheiro e acresente a cebola junto com o tomate, refoque mais um minuto. Acrescente o camarão e misture tudo. Após o tomate ter se desmanchado, acrescente a água misturada com o amido de milho. Mexa até engrossar, acrescente a cebolinha e se necessário corrija o sal. Sirva quente com peixe e arroz.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Rolinho Vietnamita


Comi este rolinho vietnamita na casa dos meus primos nos EUA, quando eles trouxeram o tal rolinho fiquei olhando de um jeito...mas quando dei uma mordida...que sabor mais suave...um mix de verduras, carne de frango, cogumelo...adorei. E no Brasil a minha mãe ganhou de sua amiga um pacote de papel de arroz, o qual se faz o rolinho. As folhas de papel de arroz, são todas importadas, do Vietnam, Tailandia, Japão etc...o que eu mais gostei foi o daTailandia: fino e de uma cor mais esbranquiçada. Muito fácil de fazer. Todos os itens diferentes citados na receita como o papel de arroz, shouyo, molho de ostra, macarrão transparente (procure por vermiceli ou harussame nas lojas), cogumelo shitake...podem ser encontrados em casas de produtos especializados de comida oriental. O que fizemos da primeira vez foi com tudo o que tinhamos direito, até um molho de acompanhamento a base de alho e shoyo, segue a receita que deu + - 30 rolinhos, caso sobre papel de arroz, guarde-os para usar na próxima vez.

Rolinho Vietnamita:
1 pacote de papel de arroz.
100 gr de macarrão transparente (deixe de molho em água fervente durante 2 minutos ou até que fique bem mole, escorra e use).
7 cogumelos shitake (deixe de molho em água fervente durante 20 minutos, escorra bem, corte os cabinhos e por último fatie os cogumelos bem finos.)
1 peito de frango grande em tiras
1 dente de alho grande
1 colher de sopa de sal
3 colheres de sopa de shoyo
2 colheres de sopa de molho de ostra
2 colheres de azeite para fritar
5 fatias de presunto em tiras
5 folhas de alface cortados bem fininho (americano ou liso)
1 cenoura media cortada em palitos bem fininhos

Modo de preparo:
Misture em as tiras do frango com o alho, sal, shoyo, e o molho de ostra. Doure-os em 2 colheres de azeite quente, retire-os e aguarde.

Na mesma frigideira aproveite para saltear os cogumelos uns dois minutos em fogo médio. Aguarde.

Esquente um pouco de água dentro de uma frigideira que possa acomodar o papel de arroz, não deixe a água ferver senão você não consegue manusear o papel de arroz

.

Quando a água estiver quente segure bem o papel de arroz e coloque-o na água quente, deixe o de um lado e depois do outro até que fique mole, segure bem e passe para um pano limpo e úmido.

Vá colocando um pouco de cada ingrediente na na massa: alface, cenoura, macarrão transparente, cogumelo, presunto e o frango.

Acomode tudo muito bem, enrrole-os dos lados e depois de cima para baixo. Sirva em seguida.




Molho de alho e shoyo:
Misture dentro de um pequeno bowl: um dente de alho grande bem picado, uma colher de café de gengibre bem picado, 4 cebolinhas verde bem picadas, 1/2 xícara de shoyo e 1/4 xícara de azeite, misture tudo muito bem e sirva acompanhado com os rolinhos.