segunda-feira, 27 de abril de 2009

Jardineira de tofu

Tofu pra quem não conhece é um queijo de soja que pode ser comprado artesanalmente ou pronto em supermercados. Pelo que eu sei foi inventado pelos chineses há muitos anos atrás, pena que muitas pessoas ainda não o conheçam ou nunca tentaram saboreá-lo por ser uma comida típica oriental. Existem inúmeras receitas deliciosas de se preparar, e com certeza vou postar muita coisa com este queijo que adoro!!!!! Só para se ter uma idéia ele tem poucas calorias, muitos nutrientes e proteínas, auxilia na prevenção contra diabete, osteoporose entre outros.Este queijo de soja tem historia pra contar...desde a época em que minha mãe trabalhava na lanchonete, fazem mais de 20 e poucos anos....ela já fazia de várias maneiras para toda a família, na receita de hoje apresento uma jardineira de tofu, que leva o queijo acompanhado de legumes e peito de frango. Usei um pouco de molho de ostra (opcional) comprado em qualquer loja especializada de produtos orientais. Um prato leve e saudável. Serve 5 pessoas.

Ingredientes:
1 tofu pequeno (+-350 gramas dependendo da marca ele pode variar)
300g peito de frango cortado em tiras
2 xícaras de vagem cozida e cortada na diagonal
1 cenoura pequena cozida e cortada em rodelas na diagonal
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de molho de soja ou de ostra (opcional)
salsinha opcional

Modo de preparo:
Corte o tofu em pequenos cubos, escalde rapidamente em água fervida por uns 2 minutos, retire e passe água fria apenas para desacelerar o cozimento e evitar que o tofu fique muito mole, reserve.
Na etapa a seguir vamos apenas saltear os ingredientes sempre na mesma panela;
Na panela em fogo médio coloque um fio de azeite, uma pitada de sal e o alho até dourar, coloque o frango e salteie até dourar (aqui coloco uma colher de sopa opcional de molho de soja ou molho de ostra). Transfira para um recipiente e reserve.
Faça o mesmo com a vagem e cenoura.
Por último coloque um fio de azeite, mais uma pitada de sal e salteie delicadamente os tofus, por uns 2 minutos, a seguir acrescente o frango e os legumes, misture devagar e sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário