terça-feira, 31 de maio de 2011

Mini torta de limão

Este tempos fiz umas mini tortinhas de limão de encomenda, ficaram umas graças não dá nem vontade de comer, e ficar só olhando aquele top encima feito com bico pitanga no saco de confeitar. A torta de limão é uma das minnhas preferidas, alías tudo o que for cítrico, adoro!
Esta receita rendeu aproximadamente 20 mini tortas.

Mini torta de limão Ingredientes massa:
270 g farinha de trigo
1 colher rasa de sopa de açúcar
150 g margarina
1 gema
1 colher de sopa de água

Recheio:
2 latas leite condensado
suco de 3 limões

Cobertura:
4 claras
12 colheres de sopa de açúcar

Modo de Preparo:
Massa: Incorpore bem a farinha de trigo com a margarina até virar farofa bem fina, acrescente as gemas e a água e misture bem até formar uma massa homogênea, embole e deixe na geladeira por 20 minutos, reserve.

Recheio: Misture bem o leite condensado com o suco dos limões, o creme vai endurecer rápido, guarde na geladeira até o momento de usar.

Cobertura: Bata bem as claras até formar picos firmes, depois acrescente uma colher de cada vez do açúcar e deixe bater mais uns cinco minutos, reserve.

Montagem:
Forre mini forminhas com a massa, depois pegue um garfo e fure a massa que esta dentro da forminha, asse no forno pré-aquecido durante uns 10 minutos, deixe esfriar e acrescente o creme de limão nas formas com ajuda de duas colheres, cubra com as claras (opcional -usei saco de confeiteiro e bico pitanga) e leve ao forno em temperatura alta apenas para dourar as claras, aproximadamente uns 5 a 8 m. (Isso no meu forno, dependendo da marca e modelo podem variar o tempo para dourar).

Encha de recheio as forminhas pré assadas.Cubra com as claras de ovos. Se não tiver saco de confeitar coloque as colheradas.
Asse no fogo alto até dourar bem. Bom apetite.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Creme de batata salsa

O que mais tem na minha casa é sopa, por enquanto as crianças ainda gostam, principalmente quando digo: alguém quer caldinho? Eles nem imaginam que vai alho, cebola...mas nem pensar em contar, eles param de tomar...ai que frescura. Sopa com legumes, algum verdinho, eles tiram e deixam no canto do prato, que coisa não? Espero que essa fase anti legumes e verdinhos passe logo e quando eles ficarem mais velhos vão tomar sopa igual a mãe deles rsrrs...Bom gente, esse creme ficou uma delícia, deixe cozinhar a batata salsa com a casca e tudo, até ficar bem mole, refogue bacon ou o que mais sua imaginação mandar. A batata salsa também é conhecida como mandioquinha.

Creme de batata salsa
Ingredientes:
1 kg de batata salsa com casa e bem limpa
1 talo de alho poró
2 colheres de margarina
2 dentes de alho picados
1 colher de cheiro verde picado
1 cubo de caldo de carne
1 xícara de bacon picado
sal, óleo, pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela coloque a batata salsa, o alho-poró, o cheiro verde e o caldo de carne e água até cobrir tudo, cozinhe (aproximadamente 30 min) até ficar bem mole, desligue, deixe esfriar um pouco e bata tudo no liquidificador, reserve.
Em uma panela coloque a margarina, o alho e o bacon e deixe refogar bem, feito isso acrescente o creme de batata salsa que foi reservado, misture bem, acerte no sal e pimenta do reino. Se o caldo estiver muito grosso coloque um pouco mais de água. Sirva com pãezinhos, boa comilância e raspadas de pão no fundo do prato heheheh

Batata salsa e alho-poró mole moleDepois transformada em um creme bommmm

sábado, 21 de maio de 2011

Comida de Infância

Cana no muro lateral de casa

Olá pessoas, tudo bem por ai? Hoje acordei com tanta preguiça, mas logo passa...fazem duas semanas que dormi além da conta, perdi minha aula de ioga hummm, é uma aula que faz bem pra coluna lombar, a mente e a respiração...então o marido e os meninos sairam, fiquei com a Carol, e depois do café, pão com margarina e pão com Nutella, nossa próxima comilança foi atacar pedaços de cana-de-açúcar, que o marido deixou cortadinho na geladeira ontem, nossa, que coisa boa, eu e a Carol quase detonamos toda tigela, deixamos um pouco para o Rô, meu outro filho...Desde pequena adoro cana que era trazida por um amigo da familia. Hoje em dia tenho plantado no meu quintal graças ao meu pai, ele trouxe a cana e plantamos, não é que pegou? Acho muito bacana passar para meus filhos coisas que agente gostava e que existem, ainda bem. Vejam outro post de cana aqui também.

Cana nos fundos do quintal

Carol detonou tudooooo...ai como é bom o doce caldinho da cana

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Quiche de rúcula com tomate seco

Aproveitei o Dia das Mães e fiz essa quiche, bem vegetariana, quem gosta de rúcula e tomate seco com certeza vai repetir a dose. Coloque pouco sal, pois o queijo deixará a receita mais acentuada. A casquinha você já pode adiantar um dia antes. A massa utilizada nesta quiche é a mesma da Quiche Lorraine já preparada por aqui, a diferença é que usei quatro ovos direto no recheio.

Ingredientes:
Massa:
200 g farinha de trigo
1 colher de chá de sal
100 g manteiga sem sal cortada em cubos
1 ovo
1 colher de sopa de água

Modo de preparo:
- Para fazer a massa misture a farinha, sal e manteiga, esfarele bem com a ponta dos dedos até obter uma mistura parecida com areia, faça uma cova no centro, adicione o ovo e uma colher de sopa de água. Amasse até formar uma bola, cubra com filme plástico e leve a geladeira por 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 180 graus.
- Unte rapidamente uma forma redonda de 24 cm de diâmetro com fundo removível. Estenda a massa em sobre uma superficie enfarinhada numa espessura de aproximadamente 2-3 mm e forre a forma preparada. Apare o excesso, depois fure um pouco, com um garfo, a base da massa (para evitar que ela faça bolhas na hora de assar), leve ao forno por 25 minutos, retire, reserve.

Recheio:
1 maço de rúcula
7 tomates secos picados
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
250 g nata fresca
4 ovos
200 g queijo parmessão ralado
sal, noz moscada a gosto

Preparo:
Em uma panela pequena com um pouco de azeite e sal, refogue o alho, cebola, doure e acrescente a rúcula e o tomate seco, refogue rapidamente sem deixar murchar muito a rúcula, retire e reserve. Em outro recipiente, bata as natas junto com os ovos, acrescente o queijo, a noz moscada a gosto.

Montagem:
Coloque o refogado da rúcula dentro da massa da quiche, por cima disponha o molho de natas com ovos, leve ao fogo pré-aquecido e asse aproximadamente 20 minutos ou até dourar. Bom apetite.
Segredo: antecipe as compras dos produtos.
Do refogado sai da panela um cheiro bommm :)Pronta para assar;Quentinha, o melhor jeito de comê-la.

domingo, 15 de maio de 2011

No olhometro: gelatina de morango com chantily.

Depois de uma refeição que tal uma sobremesa que agrade a todos? Esse morango fiz no restaurante, bem fácil, primeira camada de gelatina de morango, depois cobre-se com chantily e para arrematar um morango bem bonito (passei gel de brilho nos morangos- em casa é opcional, mas fica com outra carinha), se quiser pode misturar pedaços de morango na gelatina que fica melhor ainda.

domingo, 8 de maio de 2011

Massa com berinjela na manteiga

E o Dia das Mães como passaram? É sempre uma comilancia, depois muito chá encima heheh Aqui em casa recebi meu café da manhã na cama, meu marido e filhos fizeram café com leite na jarrinha hummm, misto quente e mamão papaia, tudo com muito carinho e direito a cremes anti rugas hahahha não esqueçam que estou na idade da loba e é preciso nos cuidar como nunca. Bom, essa receita eu vi o Edu Guedes fazendo na televisão para o Paulo Amorim há um bom tempo atrás, e desde então não me saiu da cabeça. Mas na minha receita ainda acrescentei cogumelos e tomate secos. Tudo bem simples e com um aroma bem quentinho dos ingredientes.

Massa com berinjela na manteiga
Ingredientes:
300 g massa (usei tipo um fettuccine fininho)
1 berinjela média picada (posta 15 m em água com sal, depois bem escorrida, reserve)
1 xícara de cogumelos Paris em laminas
1/2 xícara de tomate seco picado (aproximadamente uns 6 tomates secos)
2 dentes de alho bem picados
1/2 cebola bem picada
3 colheres de manteiga bem cheias
sal a gosto

Modo de preparo:
Prepare a massa al dente, reserve.
Escalde a berinjela rapidamente em água fervente, depois deixe escorrer para usar no refogado.
Em uma panela coloque as três colheres de manteiga e um fio de azeite, deixe esquentar e derreter bem a manteiga, acrescente o alho, doure um pouco, logo acrescente a cebola, a berinjela e refogue rapidamente, acrescente o cogumelo e por último os tomates secos, coloque todo esse refogado em cima da massa, misture e sirva imediatamente. Bom apatite.