Cozinhar lembra a minha infância, cresci ao lado da minha mãe e minha tia, elas sempre trabalharam na cozinha, e cuidavam dos filhos...e agora cresci, crio meus pimpolhos e tenho fascínio pela culinária. As mulheres estão sempre neste ritmo doido; família e trabalho. Estou disposta a mostrar um pouco da minha culinária simples mas prazerosa...
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Mousse de Morango da "Edi"
Ingredientes:
4 claras batidas
2 pacotes de gelatina de morango
1 xíc. de água fervendo
2 latas de leite condensado
2 xíc. de morango amassados
Modo de preparo:
Lave bem os morangos, seque, tire as folhas e cabinhos. Amasse todo o morango com um garfo, depois junte bem a gelatina com a água fervida e coloque junto aos morangos, acrescente ainda as latas de leite condensado, misture delicadamente, após isso, acrescente as claras em neve, envolva tudo muito bem. Coloque em uma forma própria para a mousse e deixe gelar por no mínimo 4 horas, se fizer de um dia para outro será melhor.
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Aqui tem Comida da Boa!!!
Beijão especial para toda minha familia e para todas blogueiras queridas do meu coração.
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Lasanha de Legumes
Ingredientes:
5 batatas médias cozidas
1 abobrinha grande verde cozida
2 tomates
1 cebola
350 gr de molho branco
queijo quantidade bastante para cobrir a lasanha
óregano
azeite
Modo de preparo:
Corte em rodelas a batata, abobrinha, tomate e cebola.
Em um refratário faça camadas alternadas de molho branco, batata, abobrinhas, tomate e cebola. Termine com molho.
Em seguida cubra com queijo, salpique óregano, ponha um fio de azeite e leve para gratinar em fogo médio.
Molho branco:
1 colher cheia de margarina
1 colher cheia de farinha de trigo
350 g leite
sal, pimenta do reino, nóz-moscada á gosto.
Misture a margarina com trigo em fogo baixo até juntar tudo, acrescente o leite aos poucos e misture vigorosamente para não empelotar o molho. Deixa ferver dois minutos, desligue. Acrescente sal, pimenta do reino e nóz-moscada a gosto. Utilize em seguida.
OBS: Se quiser pode comprar o molho branco pronto.
domingo, 26 de julho de 2009
Em tempo - Camafeu e Bombom de Coco
derreter e banhar o chocolate.
Querida Paula Lima,
Seguem mais dicas, desculpe-me se não falei tudo, as vezes para mim é tão rotineiro fazer um determinado prato que um detalhe faz toda diferença para outras pessoas, lá vai:
- Usar chocolate ao leite para cobertura (Harald, cobertura ao leite em gotas grandes pacote de 1kg), existem várias marcas mas eu uso esta . Este tipo de chocolate não precisa de temperagem (processo de esfriar o chocolate), pois é próprio para derreter e já banhar o seu bombom.
- Pode usar o de barra se quiser, corte em pedaços bem pequenos antes de derreter (leia na embalagem se precisa de temperagem).
- Derreto no microondas pois é muito mais prático, faz assim:
*colocar o chocolate em um recipiente limpo, sem residuo de água e que acomode o seu chocolate e ainda sobre espaço para vc passar o bombom, veja a foto da minha tigela, é um que todo mundo tem em casa...
*Para este tanto de chocolate depende da potencia de cada micro, no meu levou mais ou menos uns 3 minutos.
*ligue o microondas, e mais ou menos em 40 segundos, desligue e mexa, volte ao micro de novo e assim proceda até derreter totalmente o chocolate, mexa bem para desaparecer qualquer pedaço de chocolate, até ficar bem liso. E deste modo seu chocolate não queimará. E agora acrescente o corante próprio para chocolate e mexa bem até obter a cor desejada. Depois banhe os bombons.
* caso fique duro por causa do frio, é só levar no micro e derreter mais um pouco.
-Para banhar os bombons use:
*usar um garfo próprio para banhar o chocolate (que esta no meio da foto),
* caso não tenha, faça um "genérico" (foto da esquerda) é o meu garfo "velho" de guerra, só dobrar dois dentes do meio para trás.
* coloque a massa moldada no garfo, passe no chocolate duas vezes, bata na tigela para tirar um pouco do excesso, e coloque no papel manteiga, caso não tenha prática, utilize uma faca para ajudar a colocar o bombom no papel manteiga.
Acho que isso poderá ajudá-la, qualquer coisa me passa um e-mail que eu lhe passo o meu telefone e agente se fala, qualquer dia e hora.
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Camafeu e Bombom de Coco
Mas eles são irresitíveis...aonde quer que seja...são os mais esperados e desejados por crianças e adultos. No aniversário do meu filho preparei dois doces, o camafeu é um clássico doce de nozes coberto com fondant branco...mas hoje podemos abusar um pouco e fazê-lo como eu fiz...coberto com chocolate colorido e um confeito em forma de estrela. O bombom de coco também fica renovado com a mesma cobertura...os dois são facéis de preparar não tem segredo nenhum, como eu tinha 3 latas de leite condensado, resolvi dividí-las nas duas receitas, renderam aproximandamente 60 unidades de cada.
Camafeu
Ingredientes:
1 1/2 lata de leite condensado
1 xícara de chá de nozes picadas
confeitos no formato estrela ou outro de sua preferência para enfeitar
250 gr chocolate branco para cobertura
corante alimentício próprio para chocolate
forminha de papel
papel manteiga
Modo de preparo:
Em uma panela, junte o leite condensado com as nozes picadas e mexa sem parar no fogo médio até que desgrude do fundo da panela, mais ou menos uns 5 minutos. Deixe esfriar, molde os camafeus, coloque na geladeira e reserve.
Derreta o chocolate no microondas, depois acrescente o corante alimentício, mexa bem, banhe os camafeus reservados com o chocolate colorido, coloque rapidamente em cada camafeu um confeito no formato estrela, disponha-os sobre papel manteiga para secar. Depois coloque nas forminhas.
Bombom de Coco
Ingredientes:
1 1/2 lata de leite condensado
1 pacote de coco ralado pequeno (200 g)
250 g chocolate branco para cobertura dos bombons
100 g chocolate branco para arabescos/espirais sobre os bombons
corante alimentício próprio para chocolate
forminha de papel
papel manteiga
Modo de preparo:
Em uma panela, junte o leite condensado com o coco e mexa sem parar no fogo médio até que desgrude do fundo da panela, mais ou menos uns 5 minutos. Deixe esfriar, molde os bombons, coloque na geladeira e reserve.
Derreta o chocolate (300 g) no microondas, depois acrescente o corante alimentício, mexa bem, banhe os bombons reservados com o chocolate colorido, disponha-os sobre papel manteiga para secar.
Derreta o outro chocolate (100 g) no microondas, depois acrescente o corante em gel alimentício, mexa bem e faça pequenos desenhos em cima do bombom.
Dicas:
- Fiz os camafeus achatados aproximadamente do tamanho de 2,5cm e os de coco redondinhos aproximadamente 2cm.
- Colocá-los na geladeira depois de pronto facilita na hora de banhar com o chocolate, eles endurecem mais rápidos, por isso coloque os confeitos na hora, senão, seca tão rápido que não grudará mais nada.
- Antes de usar o coco ralado, hidrate-o com um pouco de água até ele ficar úmido, ficará parecendo muito mais natural.
- Recorte as rebarbas dos bombons se for preciso com a ajuda de uma tesoura.
- Utilize corante alimentício próprio para chocolate, comprados em qualquer casa de festas.
- A quantidade do corante para o chocolate nesta receita é do tamanho de um grão de arroz, caso necessite de mais ou menos de acordo com seu gosto vá colocando aos poucos até obter a cor desejada. No camafeu usei a cor verde, no bombom de coco usei o laranja e os desenhos usei a cor violeta.
- Se não tiver saco de confeitar poderá usar um saco plástico com um pequeno furo e fazer os desenhos sobre o bombom de coco.
terça-feira, 21 de julho de 2009
Cipolline in Agridolce
Ingredientes:
760 g de cebolinhas
40 g de manteiga
50 ml de vinagre
10 g de chocolate amargo
10 g de açucar
sal
Modo preparo:
Descarcar as cebolinhas depois lavar.
Colocar a manteiga numa panela, as cebolinhas e o sal.
Tampar e deixar no fogo até elas estufarem.
Desatampar, aumentaro fogo e juntar açucar, o chocolate e por último o vinagre.
Deixar evaporar e prosseguir no cozimento em fogo baixo, mexendo de vez em quando.
Quando as cebolinhas estiverem transparentes, servir.
OBS:
Na aula, o chocolate não foi colocado com o açucar e vinagre, foi apenas colocado por último, ou seja, apenas salpicado encima da cebolinha já pronta. Ficou ótimo.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Comida a bordo!
Comida nos ares
Comemos há milhares de pés do chão. Bem, não é nenhum restaurante numa charmosa montanha nas serras brasileiras. Eu e mais quatro queridos blogueiros (Marcelo Katsuki, Roberta Malta, Alessandra Blanco e Diogo Carvalho, do divertido Destemperados) fomos experimentar, numa manhã fria de sábado, o novo cardápio de comidinhas da Gol a convite da empresa. Sanduíches, para ser mais precisa. Além do serviço de bordo padrão, a empresa aérea decidiu incluir produtos para serem comprados na aeronave.
Dinheirinho na mão, fomos testar o novo serviço, disponibilizado inicialmente nos vôos domésticos saindo de Guarulhos (SP) rumo a Belém, Fortaleza, Porto Alegre (para onde embarcamos), Recife e Salvador. O serviço, que inclui quatro tipos de sanduíches, cerveja, vinho, batatinhas fritas, café e sucos não visa baratear os custos da passagem (como fazem companhias aéreas estrangeiras), mas concorrer com os snacks dos aeroportos - que, diga-se de passagem, sempre deixaram a desejar.
O serviço é educado e cuidadoso - quem mexe com a comida não toca na grana, e vice-versa. Paga-se com dinheiro ou cartão, com nota fiscal ao término da viagem. Dos sanduíches escolhidos pelo trio feminino dos blogueiros, sentado lado a lado, saiu-se melhor o kids (sanduíche no pão-de-forma branco grelhado, queijo cremoso, presunto e queijo prato). Eles vêm numa caixinha, mas não são aquecidos: vem naquela temperatura de bordo, um pouco mais que fria. Mais pão do que recheio foi o meu veredicto para o bem apresentado caprese (pão trançado e macio, mussarela de búfala, fatias de tomate, azeite de oliva e manjericão, cuidadosamente arranjados), e o peito de peru defumado é o que distingue o sanduíche saudável, cuja avaliação ficou a cargo da Roberta.
Para acompanhar, a carta anuncia "um vinho tinto importado": uma garrafinha de Leon de Tarapacá Cabernet Sauvignon, de 187 ml (o que evita qualquer oxidação). Se o preço de tudo (R$ 10 para os sanduíches, R$ 15 para o vinho) não vai assustar quem deixa as verdinhas nos aeroportos, algumas soluções mais "econômicas" do serviço, como os combos, ficam meio sem sentido, uma vez que a bebida, inclusa, é oferecida de graça no serviço padrão de bordo. De maneira geral (e com alguns ajustes), o serviço funciona, mas o café, um robusta solúvel (a incríveis R$ 3!), na minha opinião, deveria sumir do mapa. Mas acho que nossa visita foi boa: esse último aspecto vai ser reconsiderado. Quem sabe um liofilizado, heim? (Novamente sugiro que vejam as fotos nos blogs participantes. São sempre melhores que as minhas!)
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Por que as pessoas leem blogs ao invés de portais de notícias?
Fonte: http://www.sebraepr.com.br/
Você já se fez essa pergunta? Os blogs teriam chegado a um patamar de qualidade de conteúdo maior do que o da grande imprensa? Seria a mudança geracional dos leitores? A tal web 2.0? Talvez. Mas um dos possíveis motivos para a queda de leitura da grande imprensa online atende pelo sigla SEO. Não se preocupe, não irei discorrer sobre monetização e sim como os sites noticiosos da grande imprensa não se adaptaram a mudança de comportamento que todos já estão carecas de saber: as pessoas não acessam mais; elas buscam.
Os trabalhos de BATTELLE, TAPSCOTT, MEYER, e SANT’ANNA falam amplamente das características do leitor digital. Contudo, basta conversar com qualquer editor de redação on-line para ele atestar o fato de que a maior parte do tráfego do site advém do Google. Esse fenômeno é observável em qualquer local público de acesso à internet. As pessoas trocaram os favoritos e a digitação manual pelo conforto e a praticidade de uma busca eficiente. Diante essa realidade, pergunto: ao realizar suas buscas, quantas vezes um site de jornal ou revista de grande circulação apareceu na primeira página de resultados? Faça o teste. Você verá que raramente eles aparecem. As primeiras páginas do Google são praticamente domínio de blogs e de wikis. Mérito deles? Em alguns casos sim, mas mérito maior das plataformas de conteúdo:
- A maioria das empresas renega plataformas livres de publicação de conteúdo, pois temem a falta de suporte. O resultado é a aquisição de CMSs fechados ou o desenvolvimento de soluções in house que, sem as devidas personalizações, não são semanticamente corretas. Por outro lado, praticamente todos os blogs são construídos em cima das plataformas WordPress e Blogger. Ao contrário dos pacotes fechados, os desenvolvedores e as centenas de voluntários em torno desses dois projetos trabalham versão a versão para deixá-los cada vez mais corretos e adequados ao W3C e aos principais padrões web.
- As URIs das notícias dos sites da grande imprensa geralmente são compostas de códigos gerados aleatoriamente pelos CMSs ao invés de trazerem o conteúdo da manchete. Estruturas de endereços não amigáveis fazem com que as páginas percam relevância para o Google.
- Alguns dos sites de jornais e revista que testei desconhecem o que é SiteMap e Robots.txt. A ausência desses dois mecanismos também faz qualquer página perder muitos pontos nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.
A junção da tecnologia dos blogs, a ausência de tecnologia dos sites da grande imprensa e o novo comportamento dos leitores acaba retroalimentando o sistema. O novo usuário busca o conteúdo que aparece na primeira página dos sites de busca - independentemente de grandes critérios qualitativos ou de reputação, basta que o conteúdo responda a pergunta da busca e a minha experiência como professor universitário, infelizmente, comprova isso -, com plataformas mais otimizadas, blogs e páginas wiki sempre aparecem nas primeiras páginas e, logo, são mais clicadas e referenciadas.
Desta forma, o algoritmo do Google entende que esse tipo de conteúdo é mais relevante do que os conteúdos dos sites de imprensa. Com a repetição desse ciclo, os sites jornalísticos - a despeito da crise do setor - são, cada vez mais, relegados às últimas páginas dos resultados de busca. Por isso, além do investimento em conteúdo de qualidade, relevante e exclusivo, é preciso também melhorar as plataformas de conteúdo e não ter medo do que é gratuito. Um bom ponto de partida para iniciar essa mudança é a leitura do Google’s Search Engine Optimization Starter Guide (PDF).
Fonte: http://imezzo.wordpress.com/
(Os textos apresentados neste Boletim são extraídos das fontes citadas ao final de cada matéria, cabendo as fontes apresentadas o crédito pelas mesmas).
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Sopa de feijão e macarrão da Mama
Ingredientes:
2 litros de água
2 cubos de caldo de carne
1 xícara de feijão branco
1/2 kg músculo sem osso cortados em cubos
1 tomate maduro cortado em pedaços
1 cebola média cortada em pedaços
3 dentes de alho picados
1 cenoura picada
1 abobrinha verde picada
5 folhas de couve manteiga em tiras
1 xícara de repolho picado
1 xícara de macarrão (espiral, parafuso, gravata...)
sal, pimenta do reino, azeite
Modo de preparo:
Ferva na panela de pressão com 1 litro de água o feijão, a carne e uma pitada de sal e pimenta do reino durante 20 minutos (depois que começar a fazer pressão). Depois de sair toda pressão, abrir a tampa e colocar mais um litro de água e o restante dos ingredientes menos o macarrão deixar ferver por 20 minutos, após isso desligar o fogo e acrescentar o macarrão e tampe a panela até que o macarrão fique mole (mais uns 5 minutos). Corrija o sal se necessário, joque um fio de azeite na hora de servir.
Dicas:
- Devido ao cozimento dos legumes a água do caldo vai evaporando, caso necessite coloque mais um pouco de água e corrija o sal.
- Pode colocar queijo ralado na hora de servir.
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Curso de Comida Italiana - Senac
Adoro fazer cursos de culinária, e também tirar foto de tudo...mas preciso me aprimorar nas técnicas fotográficas as minhas são meio fraquinhas, minha máquina parece um controle remoto com tantas opções que eu só uso a mesma função...ás vezes como com os olhos e fico admirando as fotos bem tiradas da arte culinária.
Pois é, quem sabe vocês não se animam a fazer os cursos, e depois prepará-los??? A família e os amigos vão agradecer com certeza!! Seguem algumas fotos do curso com a turma super simpática, trocamos e-mails e dicas culinárias, telefone, etc...é o networking nos cursos também :)
Prof. Marco ensinando a fazer massa do capeletiTurma desvendando o "capeleti"
"Minestrone à Genovesa" (ótima pedida de sopa para o inverno,
feijão branco, aipo, alho-poró, batatas ...)
Os ingredientes do minestrone foram postos a mesa pelos alunos...
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Fotos Extras Culinária Italiana - Senac
E nota-se uma coisa muito engraçada, o que tem de homens nos cursos de culinária em geral é impressionante!!! Uns fazem por prazer e gostam mesmo de cozinhar, outros para se aprimorar.
Fiz um curso de culinária em que haviam sete homens e cinco mulheres...a essa hora já fiquei com medo de perder meu lugar na sociedade...será que eles dominarão a cozinha e nós as mulheres ficaremos somente a cuidar dos filhos? Eu acredito que o mundo e alguns valores esta mudando...ainda bem. Até o meu marido gosta de fazer umas coisas na cozinha...dou o maior apoio...olhem as fotos extras do curso, lá vão elas:
"tudo de uma só vez agora"