domingo, 18 de dezembro de 2011

Abobrinhas empanadas

Abobrinha, boa pedida o ano inteiro, é um legume do tipo "ou me ame ou me odeie" hehehe, eu amo ainda bem...mas sei de gente que detesta...como pode. Com essa receita, ela fritinha e empanada fica uma delicia e combina bem com folhas de manjericão:

Abobrinha empanada
Ingredientes:
1 abobrinnha verde tamanho médio
sal, óregano, pimenta do reino
2 colheres de sopa cheias de farinha de trigo
1/4 de xícara de água (aproximadamente) ou até dar ponto
folhas de manjericão
Óleo para fritar

Modo de preparo:
Lave bem a abobrinha, seque e corte em rodelas finas
Em uma tigela coloque as duas colheres de trigo e a água, misture bem, a massa deve ser consistente e não muito rala. Adicione o sal, pimenta do reino, óregano a vontade.
Passe as abobrinhas na massa e logo em seguida frite-as em óleo quente, escorra em papel toalha, salpique mais óregano e coloque umas folhas de manjericão para enfeitar.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Gelatina de morango em flor

Olá pessoal, se em algum canto do Brasil faz calor, em Curitiba o tempo é indecifrável. Ouvi dizer que é o fenomeno La Nina que ronda Sul já faz mais de um mês...geralmente em Dezembro por aqui o sol é muito quente, porém essa semana pela manhã fazia frio e tempo nublado, ás 10 horas sai um sol tímido e quente e de tarde um vento que anuncia sempre uma garoa...nossa, assim não dá...só na minha terrinha mesmo, não vejo a hora de usar minhas roupitas de verão, minhas pernas estão uma cor branca que só kkkkk. Essa sobremesa bem simples mas com um efeito lindo, já havia feito algo parecido no copo, aqui fiz em uma forma redonda.

Gelatina de morango em flor
Ingredientes:
2 caixas de gelatinas sabor morango
1 caixa de morango lavado e cortado ao meio
1 pacote de nata (comprei de 300g) pequeno batido com 1 colher de açúcar
1 pacote de suspiros

Modo de preparo:
Dissolva as duas caixas de gelatina em 2 copos (500ml) de água fervente, misture bem e acrescente mais 2 copos (500ml) de água fria, e coloque em uma forma redonda de vidro. Ponha na geladiera par endurecer.
Bata a nata até virar chantily e coloque sobre a gelatina pronta.
Sobreponha os morangos encima do chantily, começei de de fora pra dentro e quando chegar no meio deixe um espaço para colocar suspiros picados e um inteiro.

OBS:
-Se achar que é muito chantily, coloque menos, conforme seu gosto.
-Pode usar outra forma, o importante é formar uma camada que se pareça com a de uma flor

domingo, 4 de dezembro de 2011

Os filhos na Cantina do Délio

Levar crianças para passear ou simplesmente comer fora em um restaurante, fast food ou seja lá onde for devemos estar sempre previnidos. Ainda levo, geralmente duas mudas de roupa da Carol e uma muda de roupa do Gu, o Pepe é grande e não precisa. Sempre por precaução. Meu marido me acha louca. Mas na última vez em que fomos até a Cantina do Délio , fizemos o pedido, as crianças fizeram algazarra, o tempo nublado, começou a garoar...chegou a comida, daqui a pouco começamos a comer cada com seu prato, e quando vejo o Gu...vocês não acreditam ele comendo de pauzinho...de hashi...gente...ele trouxe de casa nossos palitinhos de comida oriental, e começou a comer com eles...no primeiro momento eu fiquei boba, mas depois eu fiquei tão encantada, como pode um ser de seis anos trazer os hashis de casa??? Depois rimos muito na mesa, como ele estava aprendendo com a avó, logo trouxe para treinar ué...Bom, segundo tempo, os três pimpolhos sairam para fora do restaurante que tem um jardim lindo porém aberto para a rua, e lá foram os meninos ver uma pista de skate, a Carol nesse momento ficou comigo, daqui a pouco entra o Gu no restaurante e da cintura pra baixo todo molhado...dai eu quis chorar...ou será que não? Apenas um pouco brava...afinal ele acabou pulando em uma poça de água (sem querer é claro) ainda bem que a mamãe aqui é espertona e tinha várias mudas-virei, olhei, remexi e nada de achar as roupas do Gu. E ai lembrei que havia deixado as roupas dele no sofá de casa, tivemos que pagar a conta correndo e levá-lo pra casa trocar de roupa...ai essas crianças viu. Agente passa cada mico ou dependendo deste caso um king kong...
Agora falando deste lugar muito simpático e de ótima qualidade, uma vez ou outra vamos lá no Délio um lugar bem bacana de comer vale a pena entrar no site e conferir o cardápio. Chegando você se depara com uma casa verde de madeira com um jardim lindo com mesas e cadeiras, flores, trepadeiras...tudo muito simples e ao mesmo tempo bem aconchegante. Por dentro a decoração é de uma cantina cheia de penduricalhos como garrafas e muitas coisas antigas combinando umas com as outras. O preço é bem acessível, os pratos fumegante e bem temperados, adoro.

Batata Suíça com Calabresa

Olá pessoas, essa receita feita com batata cozida e ralada já tinha visto em revista e faz muito tempo queria fazê-la, podemos usar diversos recheios, o meu escolhido foi de calabresa e cebola. Uma forma diferente de servir a batata, e os recheios podem variar: com camarão, com carne moída, com franfo e requeijão, com queijo e presunto...solte a criatividade que existe dentro de você, que tal? Então vamos lá:

Batata Suíça com Calabresa
Ingredientes:
14 batatas médias descascadas (deixe-as dentro de um recipiente com água até o momento de utilizar)
1 linguiça calabresa
1 cebola grande
sal, queijo ralado, pimenta do reino, óregano a gosto

Modo de preparo:
Retire as batatas do recipiente e coloque-as dentro de uma panela com água até cobrir.
Quando começar a ferver, desligue o fogo.
Retire as batatas e dê um choque térmico imediatamente, ou seja, leve as batatas para debaixo da torneira e deixe escorrer água fria sobre ela até amornar.
Em um recipiente, rale todas essas batatas, para a mão não ficar muito grudenta, vá usando água para mexer com a batata.
Coloque um pouco de queijo ralado na batata ralada (usei três colheres de sopa cheias). Reserve.
Refogue a calabresa picada com azeite, sal, um pouco de alho, cebola, óregano e utilize.
Fiz duas travessas médias, então já divida as porções para dar certinho:
-Primeira camada com batata
-Depois metade do recheio
-Mais um pouco de batata e salpique mais um bocado de queijo ralado.
-Termine a segunda forma do mesmo jeito.
-Leve as duas formas ao forno médio até dourar ou então experimentando saiam cozidas.

oBS:
1-Caso queira pode usar uma forma grande e colocar tudo em uma só travessa.
2-Não esqueça de dar o choque térmico nas batatas senão corre o risco delas ficarem escuras.