terça-feira, 21 de junho de 2011

Frango ao creme de cebola

Domingo é dia de frango com creme de cebola, também cai muito bem, receita do livreto da Nestlé, ficou delicioso, e acompanhado de batatas assadas melhor ainda. Segredo: deixe dourar bem o frango dos dois lados, eu gosto muito de usar minha forma com "grade" assim cai a gordura e fica bem mais saudável. Quando corto o frango gosto de deixar um pouco de pele para dar um gostinho. Como eu sempre dou meus toques pessoais, no creme da receita ainda coloquei um pouco de alho picado e orégano. O creme rendeu bastante, daria para uns 1,5 kg de frango, segue a baixo a receita original:

Frango ao creme de cebola
Ingredientes:
1 pacote de Creme de Cebola
1 lata de creme de leite
1 kg de sobrecoxas de frango cortadas ao meio sem pele

Modo de preparo:
Misture o creme de cebola com o creme de leite até formar uma mistura homogênea. Com ajuda de uma faca, faça pequenos talhos nos pedaços de frango e besunte-os com essa mistura. Coloque-os em uma assadeira e asse em forno médio por cerca de 90 minutos. Sirva a seguir.

O frango besuntado de creme.

Olha o frango assado e bem douradoooooo
Sirva com batatas assadas com sal, azeite e óregano.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Pão-de-ló receitas das antigas

Pão-de-ló das antigas
Livros maravilhosos da coleção União

Desde de que me conheço por gente gosto de estar na cozinha, me envolver e comprar livros, livretos, revistas, e tudo mais que tiver uma receita. Quando era adolescente, adorava ir na biblioteca pública de Curitiba e pedir as revistas da "Claudia Cozinha" (depois de estudar, meu hobbie era ler as receitas), ou então me enfurnar nas bancas de revistas e tentar fazer coleção de algum livro, coisa que nunca consegui até hoje, pego as coleções todas pela metade...e quando vou em uma mega livraria, não quero mais sair hahahahha quero ler tudo e meu marido e filhos quase me xingam...Tempos atrás comprei uns livrinhos da União 100 anos (pela Avon) e me surpreendi pelas épocas de cada receita, já imaginava o meu pão de ló que seria uma receita bem antiga, mas não de 1920???? Isso mesmo, o bom e velho pão de ló que eu adoro e faço, é desta época. Bem no final desta postagem coloquei para vocês observarem as datas de cada receita conforme o livro da União, me surpeendi. Veja receita de 1 pão de ló:


Pão de ló
Ingredientes:
150g farinha de trigo
150g açúcar
5 ovos

Modo de preparo:
Bata bem o açúcar com os ovos, até triplicar de volume.
Acrescente o trigo aos poucos, incorpore cuidadosamente de baixo pra cima.
Depois coloque nas formas untadas com margarina e papel manteiga.
Coloque em forno pré-aquecido, faça o teste do palito ou então quando estiver bem dourado, retire do forno.

Tudo pronto para começar.Bata os ovos com açúcar até triplicar de volume.
Bata bem.
Quando triplicar de volume como na foto acima, estará pronta para envolver o trigo.
Incorpore a farinha de trigo cuidadosamente, envolva de baixo para cima.
Coloque a massa em formas untadas com margarina e com papel manteiga.
Fica bem fofo e é um bolo bem econômico.

CURIOSIDADES (do livro União 100 anos):
Década de 1920 a 1950:
Pão-de-ló
Manjar branco com calda de ameixa
Docinho de batata doce
Ovos nevados

Década de 1960:
Pavê delícia
Bolo chiffon de chocolate
Diplomata União
Fatias húngaras (caracóis hungaros)
Quindim

Década de 1970:
Cajuzinho
Pastel de nata
Paris Brest especial
Rocambole de pudim de laranja
Canudinho olho de sogra

Década de 1980:
Pecan pie
Croquembouche
Floresta negra
Docinho caramelado crocante
Bolo de crepe

Década de 1990:
Sopa inglesa (zuppa á l´anglaise)
Ambrosia de maracujá
Bolo mesclado de chocolate
Bolo de mel Ilha da Madeira
Bavarois de chocolate

Década de 2000:
Cheescake de morango
Flã latino americano
Petit gâteau de limão
Romeu e Julieta especial
Bem casados Docelar

União do futuro:
Varias receitas e fotos também: Baba de moça, bolo de tapioca, creme brûlée de milho,cupcake de chocolate, musse ce chocolate com cupuaçu, pannacotta diet de limão, plum cake, torta brownie, verrine musse de baunilha e muitas outras...

Fonte de consulta: Livro União 100 anos - receitas que fazem nossa hirtória ed. Gold ano 2010.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

No olhometro: sopa de feijão com macarrão

Esta um frio de arrebentar na minha terrinha, e a noite nada melhor que uma sopinha de feijão cremosa para toda família, nesta receita usei aproximadamente 500g de feijão congelado . Neste feijão esta cozido junto a linguiça. Depois de cozinhado o feijão guardamos tudo em potinhos e colocamos no freezer, ganha-se muito tempo com isso, depois se precisar é só retirar e esquentar no microondas ou na panela.

Esta sopa fiz assim: retirei do freezer o pote de feijão coloquei direto para ferver em uma panela, separei as linguiças, depois bati tudo em um liquidificador, reserve. Na mesma panela coloquei duas colheres rasas de sopa de margarina, refoguei alho e cebola bem picados, acrescentei um caldo knorr, pimenta do reino e despejei o caldo de feijão batido e a linguiça neste refogado, mexa mais um pouco, se ficar muito grosso acrescente um pouco mais de água, coloque o macarrão (usei um que se parece como uma conchinha comprida), deixe ferver até o macarrão ficar al dente, sirva com queijo ralado.

sábado, 11 de junho de 2011

Massa ao molho branco e cogumelos

Nossa como é bom comer uma massa bem quentinha, mas sabem o que eu adorei mais ainda? A massa tipo um espiral gigante, uma graça, a vontade de prová-lá foi muito, não resisti e peguei da prateleira do mercado rapidinho, fiz com molho branco e cogumelos, ficou gostinho de quero mais. A massa da marca Zara, e o tipo era "Tratole" Le Fantasie, da Itália, comprada na Makro atacadista. Uma belezura de pasta.

Massa ao molho branco e cogumelos
Ingredientes:
1 pacote de massa tipo "espiral" 500g
650 ml de leite
2 colheres rasas (sopa) de farinha de trigo
2 colheres rasas (sopa) de margarina
1 dente de alho picado
1 cebola pequena picada
1 xícara (chá) de cogumelos Paris fatiada
1 xícara (chá) de creme de leite
sal, pimenta do reino, noz moscada, cebolinha verde a gosto

Modo de preparo:
Massa:
Cozinhe a massa al dente, reserve.

Molho:
Em uma panela refogue a margarina, alho, cebola depois acrescente o trigo aos poucos, misture bem e com ajuda de um batedor (fuet) mexa sem parar acrescentando o leite, espere engrossar o molho e desligue a panela, coloque o cogumelo, o creme de leite, e tempere a gosto com sal, pimenta e noz moscada, cebolinha verde e se quiser acrescente queijo ralado, bom apetite.

Olha que massa bem fofinha.

Molho branco da Paula.

Massa pronta para ser consumida.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

No olhometro: omelete de camarão

Olá gente desta vez No olhometro fui de camarão, sabe quando abrindo a geladeira nos deparamos com aquele pacotinho de camarão pequeno jogado lá no fundi do freezer, o que fazer? Hummm omelete de camarão, lembro da minha mãe fazendo quando era pequena eu comia tanto, o cheiro delicioso pela cozinha, muito bom, fiz assim:

Descongelei o camarão (devia ter umas 100g), temperei com alho e sal, e refoguei rapidamente em azeite. Coloquei um pouco de cebolinha verde, óregano, pimenta do reino, uma pitada de ajinomoto para realçar o sabor (caso não tenha, não se preocupe vai ficar bom do mesmo jeito) e misturei os ovos batidos, mexa até fritar bem, salpique com um pouco de queijo ralado, bom apetite.

sábado, 4 de junho de 2011

Mini muffin de chocolate, seus bastidores e Madame Aubergine

Esses tempos fiz um monte de mini muffins, fiquei um bom tempo na cozinha, e naquela correria de terminar tudo mais cedo, me deparo com a bagunça na mesa de trabalho, nossa...quanta coisa junta e misturada...mas nem assim fico abatida, pelo contrário até tiro fotos pois sei que esses bastidores são assim em qualquer lugar, tento sim, não me desesperar hahhaha...mas vale o esforço, depois que fica tudo pronto fico com um ar de superação: "consegui", e sem contar a felicidade de ver todos muffins para serem devorados. Só para me redimir

Passando pelo Madame Aubergine, na seção "gente" aonde são entrevistadas várias pessoas da área de gastronomia, como chefs de cozinha, pâtisserie, enologos etc... nota-se que todos contam um história parecida, muito trabalho na cozinha, e que o glamour só existe depois que tudo fica pronto para o cliente final, antes disso, muita labuta...gente, para quem gosta de ler textos relacionados a chefs de cozinha, tem ótimos exemplos no Madame Aubergine, todos relatam o início de suas carreiras de modo primordial, vale a pena. Eu, adorei.

Chega de papo, vamos a receita abaixo que dá para aproximadamente uns 20 mini muffins, se quiser fazer da forma grande rende uns 6 a 8 muffins. E no lugar do chocolate ao leite picado, usei gotinhas de chocolate.

Mini muffin de chocolate
Ingredientes:
120g trigo
30 g chocolate em pó
1 colher chá de fermento em pó
1 pitada de bicarbonato de sódio
1/4 de colher chá de sal
85 g de açúcar mascavo
85g de manteiga derretida fria
1 ovo
9 colheres sopa de leite
1 colher chá de essência de baunilha
3 colheres sopa de iogurte natural
85 g de chocolate ao leite picado

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180º C
Forre a forma de mini muffin com forminhas pequenas de papel, reserve.
Coloque a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e o açúcar numa tigela, misture tudo.
Em outra tigela, ponha a manteiga, o ovo, o leite, a baunilha e o iogurte e bata tudo.
Despeje a manteiga batida sobre as farinhas.
Misture tudo, mas não precisa mexer demais, incorpore ainda o chocolate picado.
Distribua a massa nas forminhas, asse por 18 a 20 minutos, até ficar firme, deixe esfriar por 5 minutos na forma, depois retire para esfriar por completo.

Making off...adoro isso, isso é a cozinha a todo vapor hahahhaha

Quantos ingredientes juntos.

Massa misturada com as gotinhas de chocolates

Depois de assadas fico só olhando admirando...fico louca quando tudo fica bonito

Recém adquiridas: formas da Wilton para minis cup-cakes ou muffins, o material dessas formas são tão boas, bem facéis de limpar e duradouras.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Brigadeiro premiado

Gente, brigadeiro ficou famoso e seu status se torna cada vez mais atraente, com ingredientes caros, nobres e criatividades a mil, mas essa receita de brigadeiro com cheiro de pão de mel, é fantástica, vou achar essa essência e tentar fazer.

Esta semana, fiquei feliz em saber que uma curitibana levou o prêmio de Melhor Brigadeiro do Brasil, realizado pela Nestlé, Alessandra C. Abrão Wiacek ficou entre as dez finalistas e com sua receita de brigadeiro e ganhou R$ 90 mil, e a segunda colocada levou R$ 9 mil. As duas estavam no programa Hoje em Dia com o apresentador Edu Guedes quando foi escolhida a melhor receita . Falando nela, vamos dar uma olhada:

Receita premiada Melhor Brigadeiro do Brasil Ingredientes:
1 caixa de leite moça
1 colher rasa de manteiga
180 g de chocolate ao leite Nestlé
1 pitada de cardamomo
1 pitada de cravo da índia em pó
uma pitada de essência - preferência de pão de mel
1 pitada de canela em pó

Modo de preparo:
Em um apanela derreta a manteiga. Desligue o fogo e acrescente todos os outros ingredientes. Leve ao fogo baixo, mexendo sem parar, com uma espátula para não grudar. Quando desgrudar do fundo da panela, retire do fogo, despeje rapidamente em uma vasilha untada com manteiga. Deixe esfriar. Faça bolinhas com a mão untada e passe no chocolate ao leite ralado. Coloque em lindas, lindas forminhas e bom apetite.

Ainda sua explicação bacana sobre seu brigadeiro: "esse brigadeiro possui uma sensação única. É completamente diferente de todos os outros, embora a base seja a mesma. A união das especiarias da um toque de profunda magia e mistério que, unidas com o chocolate, tornam o sabor ousado e apaixonante".