quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Aventuras em Sampa (parte I)

Em janeiro eu e meu marido nos programamos para ir a Sampa, e confesso que fiquei com medo de ir por causa das enchentes que passavam na televisão, mas deu tão certo que fez até sol quando chegamos. Tive a oportunidade de visitar alguns lugares, um deles foi o restaurante La Gula Grill, de uma amiga(Liliane e seu esposo Joel) em SP/Higienopólis. Vejam as fotos do que é servido por lá:
Vista geral:
Mignon no molho de mostarda (muiiiito bom), e pernil a California.
Gravatinha ao molho de tomates e peixe ao molho de coco que arraso :)
Saladinhas: vegetais, frutas, aspargos...
...ovos ao molho rose, de frutos do mar, brocolis e palmito nham nhan nham
Depois pernoitamos na casa da cunhada Neusa em Mauá, encontramos mais parentes de Curitiba por lá, Edson e Helena. Dia seguinte, no domingo, liguei cedo para Lenita, a qual conheci no Papo de Comadres (espécie de bate papo do Google, onde várias pessoas do Brasil participam) e que também edita no blog Comadres Online e que iria conhecê-la pessoalmente neste dia, nos encontrmos na Liberdade, e conhecemos a famosa oriental Bakery Itiriki (padaria no estilo japonês)o qual tomamos um café. Vejam algumas fotos do encontro e algumas delicias da padaria:

Lenita e euzinha :)
Pães salgados de vários tipos colocados a vista do cliente, self service, cada um pega sua bandeja e pegador, servindo-se a vontade, depois passa para pagar no caixa
abertos com vários recheios,
um melhor que o outro,
salgados, olha como são postos para que cada um pegue o seu,
vitrine,
Mas por conta das fotos desta padaria aconteceu um contratempo que me deixou encafifada, eu tirando as fotos e tal, a mulher (dona) aparece do nada e faz um não na minha cara, ou seja, era proibido tirar fotos lá dentro, perguntei o porque e ela respondeu que havia pessoas fazendo "genérico" de seus produtos kkkkkk, colocando até o nome da padaria, então falei que processasse estas pessoas, ela ficou brava e respondeu que já estava fazendo isso. Mas, pessoal , eu achei uma besteira por parte da dona, afinal expliquei que era para um blog (o que não adiantou muito) e que as fotos iriam até beneficiar sua padaria...mas não teve conversa...fiquei muito chateada, mas avante, eu poderia ter comprado vários doces e tirados as fotos rsrsr...esta seria a melhor parte, mas não consegui tirar nenhuma snif snif e vale a pena conferirem, uma delicia atras da outra).

Endereços:
La Gula Grill
Rua Pará 212
Higienópolis

Bakery Itiriki
Rua dos Esudantes 24
Liberdade

A segunda parte da aventura vem logo após pessoal, até mais, espero que tenham gostado.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Bolo Trufa de Chocolate

Fiz um bolo trufado de chocolate o qual vi no blog da Thais (Abobrinhas na Cozinha), quando passei por lá não resisti a esta tentação, resolvi fazer pois quase sempre tenho estes ingredientes em casa, apenas incrementei com uns arabescos bem facinhos de fazer. Depois de um dia na geladeira fica melhor ainda.

Ingredientes:

3 gemas

3 claras em neve

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de amido de milho

1 xícara (chá) de açúcar

4 colheres (sopa) de manteiga

1 xícara (chá) de leite

3 colheres (sopa) de chocolate em pó

1 colher (sopa) de fermento em pó


Recheio de trufas:

300 gramas de chocolate meio amargo

200 ml de creme de leite

1 colher (chá) de rum


Cobertura:

200 gramas de chocolate ao leite

100 gramas de creme de leite

gotas de chocolate para decorar


Modo de preparo:

Massa - Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Passe todos os ingredientes secos pela peneira.

Bata as gemas com a manteiga e o açúcar até obter um creme claro. Sem parar de bater, acrescente aos poucos os ingredientes secos, sempre alternando com o leite. Desligue a batedeira e misture as claras em neve.

Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada de 22 cm diametro e leve ao forno médio por cerca de 45 minutos. Espere esfriar um pouco e desenforme para a rechear.


-Recheio de trufa

Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. Adicione o creme de leite e rum. Coloque na geladeira por uns 15 minutinhos para ganhar consistência e ficar mais fácil de trabalhar.


-Cobertura

Derreta o chocolate e adicione o creme de leite. Leve à geladeira também por cerca de 15 minutos para ficar mais firme.

Para a montagem

Corte o bolo ao meio e espalhe o recheio de trufa. Coloque a outra metade da massa e cubra toda a superfície e laterais com o chocolate da cobertura. Enfeite (opcional) com gotas de chocolate ou salpique cacau em pó, que também fica delicioso.


Neste caso fiz os arabescos com 100 g de chocolate branco hidrogenado (aquele para cobertura de bombons), corte um pedaço de papel manteiga e faça um cone, coloque o chocolate branco derretido , feche e corte um pedaço bem pequeno para fazer os arabescos, deixe esfriar e em alguns minutos já estarão duros. Retire com cuidado e coloque sobre o bolo.


Separe todos os ingredientes

A massa assadinha,
Cortada ao meio e recebendo o recheio de trufa
Salpique gotas de chocolate
Os arabescos
Aceita um pedaço?

Início de aula - material escolar


Pessoas queridas, começa o ano escolar com muito material, vi no blog Comadres Online um assunto ótimo referente a economia do material escolar, as mamães tenho certeza vão gostar, deem uma olhada, tem muitas dicas, quem tem filhos pequenos na escola vai adorar.

Bjs.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Iscas de peixe com mini abobrinha e tomates salteados

Um dia fui na quitanda e me deparei com mini abobrinhas as quais me deixaram "boquiaberta", muito fofinhas, peguei na hora algumas antes que acabassem. Adoro estes mini legumes e não é sempre que tem, já vi também mini chuchu, mini berinjela (a coisa mais bonitinha). Hoje a ciência esta muito avançada e pode modificar muitas coisas como no tamanho, forma e cores de legumes e hortaliças, espero que utilizem a tecnologia também em prol dos menos favorecidos para acabar com a fome e miséria, mas ai é uma longa historia para nossos governantes resolverem...bom, voltemos a receita, e tinha um pouco de filé de pescada a qual combinou super bem com os legumes salteados que ficaram com uma aparência grelhada. Espero que gostem.

Ingredientes:

300g filé de peixe (usei pescada)
1 dente de alho picado
1/2 suco de um limão
sal, pimenta do reino, orégano a gosto
farinha de milho torrada para empanar (mais granulada tipo biju)
3 mini abobrinhas
2 tomates médios

Modo de preparo:
Fatie o peixe em pequenos pedaços, tempere com sal, o suco de limão, pimenta do reino e deixe tomar gosto por uns 10 minutos. Depois passe os pela farinha de milho e frite-os até ficar dourado. Reserve.
Corte as mini abobrinhas e os tomates, salpique óregano e um pouco de sal, e salteie em uma frigideira bem aquecida com azeite até ficar tostadinho de ambos os lados. Para dar o efeito de grelhado optei por usar uma frigideira do tipo teflon, ou se quiser use uma grelha.
Depois é só dispor nos pratos e servir.

Mini abobrinha e os tomatinhos
TemperadinhosTomates salteadosMini abobrinhas salteadasAgora é só dispor sobre o prato e servir, bom apetite.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

No olhometro: hamburguer de frango com pure e salada


Meu jantar prático, hamburguer de frango com pure de batata e salada. As vezes em casa arrumo primeiro as crianças, dou-lhes o jantar e só depois é que vou comer. Havia sobrado um pouco do pure de batata, tinha um hamburguer no freezer e nao pensei duas vezes, fritei na panelinha de teflon, deu uma corada e coloquei o pure quente encima, fiz a salada de alface com tomate e meia cenoura ralada. Ficou bommmmm, gostinho de quero mais.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Lichia

Olá amigos (as), queria saber se todos já conhecem a lichia, fruta originaria da China e que esta fazendo muito sucesso pelo Brasil. Fruta essa, que comia muito na minha infância. De casca grossa por fora e por dentro uma polpa fofinha parecida com a de uva, muito saborosa e nutritiva. Não faço nada com a lichia apenas degusto comendo muitas de uma só vez, meu marido as vezes quer me esganar, pois não sobro quase nada para ele...mas perai, minha filha também come lichia, então a culpa não é só minha hahahhaha, olha, ela devora como gente grande, as vezes tenho que esconder porque ela come tanto e ainda fica: - mamãe quero mais lichia...é muito engraçado, disputamos a tapa até a última frutinha.

(O texto abaixo retirei daqui;)
Como uma fruta sazonal, a lichia é colhida no Brasil apenas durante os meses de novembro e janeiro. Sua produção é cíclica, ou seja, durante um ou dois anos a produção é grande, e no ano seguinte a pode ficar reduzida a 10%. Essa peculiaridade no cultivo muitas vezes tira o sono dos produtores, que nos anos de 2002 e 2003 viram suas produções caírem em mais da metade e, o consumidor, encontrou a fruta nas feiras livres e mercados a quase R$ 30 o quilo. Já em 2004, a história foi completamente diferente. Com o clima muito favorável durante todo o ano, a produção saltou de 150 toneladas em 2003 para 8.500 toneladas em 2004. O preço da fruta então ficou muito mais acessível, chegando em média a R$ 3,00 o quilo, e permitiu a sua popularização entre consumidores que desconheciam a fruta.

Produtora de lichia no interior de São Paulo há mais de 20 anos, Cecília Helena Ferreira da Cunha, comemora sua safra de quase 120 toneladas em 2004, mas ressalta que, “trata-se de um mercado crescente, porém o mercado de produtores deve estar saturado em 3 ou 4 anos. Nesse momento é importante os produtores estarem atentos para não deixarem cair a qualidade do produto”. Cecília Helena, explica que no Brasil a lichia é vendida apenas in natura, embalada em cumbucas de 500 gramas, mas também vê como alternativa para comercialização do excendente a venda da polpa da fruta e, até a granel, assim como outras frutas. “Na Tailândia, por exemplo, compra-se o cacho da lichia nas feiras, assim como a banana”.

A lichia nasce em árvores de grande porte, conhecida como lichieiras, que atingem de dez a 15 metros de altura. Os frutos são em forma de coração ou ovais, vermelhos e dispostos em cachos. Uma lichieira na época de grande safra chega a produzir cerca de 150 a 200 kg da fruta. Do tamanho de um morango, com casca vermelha, polpa branca, doce e com uma aroma agradável, a lichia é rica em vitamina C, potássio, cálcio, fósforo e ferro.Existem algumas variedades de lichias, as mais cultivadas nas regiões subtropicais são a “Bengal”, “Brewster”, “Mauritius”, “Sweet Clift” e “Americana”, este último tipo é o mais encontrado no Brasil.

Além de seu uso principal como fruta fresca, a lichia pode ser utilizada em temperos, molhos, conversas, vinhos, geléias, sucos, musses, sorvetes. Sabe-se que o suco da fruta é indicado para combater febres passageiras, alivia a tosse, problemas no fígado e estômago. Já a lichia seca, tipo passa, pode ser utilizada em chás, como adoçantes.

Em casa comemos somente in natura, dilicia :)
Essas caixas de lichia meu marido encomendou de um amigo, muito saborosas.
Olha o cacho de lichia que lindo.
E um suco de lichia, tomei e não gostei, é muito doce.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Encontro de blogueiras Curitiba

Olá pessoal, vai acontecer mais um encontro de blogueiras dia 20/02 em Curitiba no Shopping Palladium, deem uma olhada abaixo, quem esta organizando é a Jéssica, do blog Em Busca do Corpo Saudável. Estes encontros são maravilhosos para nos "desvirtulizarmos" (como diz a querida Glorinha) e não tem coisa melhor nesse mundo do que nossas amizades. E ai quem vaiiiiii???

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Salada de rúcula com pera, nozes e iogurte


Amigos (as) esta salada é bem fácil de aprontar, e as vezes temos em casa os ingredientes, bem refrescante para o verão e que molhinho azedinho gostoso, espero que gostem.

Ingredientes:
1 maço de rúcula (uso somente as folhas)
1 pera lavada, descascada e cortada em tiras
1 xícara de nozes picadas

Molho
1 pote de iogurte natural
1 colher de sopa de mel
1/2 xícara de creme de leite
1 pitada de pimenta do reino
Misture tudo muito bem.

Modo de Preparo:
Disponha a rucula na travessa, jogue o molho por cima, depois as peras formando uma flor e as nozes picadas, depois é só servir.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Aniversario da sogra Genoeffa e torta Marta Rocha.

Ola pessoal, o ano passado, em novembro, foi aniversário da minha sogra e só agora consegui postar. Vou contar um pouco do que sei da história dessa mulher de fibra, 80 anos, 8 filhos, carismática e heroina. Genoeffa descendentes de italianos, teve 8 filhos, seu marido faleceu aos 40 anos, quando então havia recém nascido o caçula com 2 anos (meu marido). Pessoal, ela criou os filhos sozinha, sabem o que é isso? Tudo bem que naquela época não existia tanta violência, o pudor era mais contido, a moral super rígida mas filhos... dão trabalho, quem tem um, dois ou três sabe disso. Para sustentâ-los trabalhou muito na roça, fazia muita costura e hoje ela faz parte da comunidade da paroquia do bairro onde mora, tem muitas amigas, não para um segundo, é muito lúcida e honesta. Participa de trabalhos voluntarios e faz lindos panos de prato bordados. Em sua vida sempre houve espaço para a igreja, isso é muito bonito, acho que a religião fortificou sua vida para tomar conta de uma familia inteirinha. Seus filhos são um exemplo, todos dignos e trabalhadores, nenhum caiu na margilidade ou se envolveu com drogas. Quando casei com o Paulo, fui morar três anos com a sogra, no começo não foi fácil, pois ter mais uma "mãe" te cuidando...kkkk. Mas este período foi um aprendizado, acho que faz parte do ser humano se adaptar, e cabe a cada um de nós ter ou não tolerância. Ambos tiveram, e só ganhamos com isso, ela fazia tudo por nós em sua casa, limpava tudo e deixava comida para eu jantar. E todo domingo ai de quem não fosse na missa, ela ficava brava, e assim reaprendi a ser catolica graças a ela, sogrona do meu coração :D
No dia do aniversário foi feita um churrasco cheio de saladas, sobremesas e o bolo de aniversário foi feita uma Marta Rocha. Minha mãe fez as massas do bolo e eu os recheios. As lembrancinhas foram uma caixa de vidro que a Neuza (cunhada) mandou de Mauá/SP, por aqui (em Ctba) compramos fitas, terço e mandamos fazer sua foto para ser colocada na tampa. Ficou lindooo!!! E ainda foi feito um filme com fotos de sua vida juntamente com seus filhos, netos, noras, genros e amigos. Ela adorou tudo e ficou muito feliz.
Agradeço a você por cuidar de todos nós, nossa heroína do coração. Parabens de novo por seus lindos 80 anos.
As lembranças
A torta Marta Rocha
Os ingredientes

E vamos a receita da torta Marta Rocha:

Massa básica do Pão-de-ló:
5 ovos (claras em neve)
2 xícaras cheia de açucar
2 xícaras cheias de farinha de trigo
1 colher de amido de milho
1 xícara de água morna
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Modo de preparo:
Bata em velocidade alta os ovos com açucar, até ficar bem fofo e firme, ir alternando com os ingredientes secos com a água. Untar forma com papel manteiga, levar ao forno preaquecido, mais ou menos 40 min.
Para massa preta, acrescentar 1 xícara de chocolate em pó.


Torta Marta Rocha
Dividir a massa básica em duas e colocar o achocolatado a um delas, e por para assar. Depois de pronto corte-as ao meio de modo a obter duas partes brancas e duas partes preta.

Recheios:
Creme de Ovos:
Levar ao fogo 2 xícaras de chá de açucar com uma xícara de chá de água. Mexer bem e deixar ferver até ficar uma calda rala. Desligar e deixar esfriar. Acrescente 12 gemas passadas na peneira, voltar ao fogo e deixar ferver e desligar.

Suspiro
Levar ao fogo uma panela com um copo de claras e três copos de açúcar, misture. Mexa até aqueçer bem, sem deixar ferver. Colocar na batedeira e bater até ficar firme. Colocar raspas de limão. Forrar uma assadeira com papel manteiga e pingar o suspiro com um saco de confeitar.
Ligar o forno no mínimo na hora de colocar o suspiro, colocar uma colher na porta do forno para ficar entreaberta e deixar secar suspiro (média 1 hora) desligar o forno e fechá-lo. Deixar esfriar no dentro do forno mesmo, guardar em recipientes fechados.

Creme de damasco
Deixar de molho 300g de damasco em 500ml de água e três colheres de sopa de açúcar por uma hora. Levar ao fogo até amolecer bem, retirar do fogo e levar ao liquidificador, voltar ao fogo até ferver. Reserve até esfriar.

Strogonoff de nozes
Misture bem 400 g de doce de leite, 200 g de nozes picadas, 200 g de creme de leite sem soro, mexa vigorosamente, coloque na geladeira para ficar mais firme até a hora de usar. Se ficar muito duro acrescente um pouco de creme de leite.

OBS: o doce de leite pode ser feito na panela de pressão com 1 lata de leite condensado coberta de água até cobrir toda lata, depois que pegar pressão conte aproximadamente 30 min, desligue e espere esfriar completamente a latinha antes de abri-la para não correr o risco de "explodir"em seu rosto.

Crocante
Levar ao fogo 1 xícara de chá de açucar em uma panela, ficar mexando até derreter bem. Misturar 1/2 xícara de chá de nozes e despejar em uma assadeira. Deixar secar, depois coloque encima de uma mesa ou forma grande e passe a garrafa ou o rolo para quebrar em pedaços bem pequenos, acrescente umas pitadas de trigo para que o crocante não fique muito úmido e solte água, feito isso guarde num recipiente fechado.

Chantilly
Levar a batedeira 1 litro de nata fresca (creme de mesa) e deixar bater até ficar firme. Acrescente 3 colheres de açucar e misture. Reserve.

Montagem:
Pão-de-ló de chocolate - recheio de damasco
Pão-de-ló branco - strogonoff de nozes
Pão-de-ló de chocolate - ovos moles e crocante de nozes
Pão-de-ló branco
Cobertura de chantilly

OBS: Como fizemos de um dia pra outro umedeci bem pouco com calda de açucar e canela com cravo em pó. Fervi, esfriou e usei.

Para esta receita original foram usadas formas de 30 com de diametro e se for retangular use uma de aproximadamente 35x24.


Decoração de crocantes, ovos moles, creme de damascos, e suspiros
Para o bolo de aniversário da minha sogra fizemos 4 pães-de-ló (2 pretos e 2 brancos) , 3 receitas do creme de ovos, 3 receitas do creme de damasco, 3 receitas do strogonoff de nozes, comprei 4 pacotes de suspiros tipo da marca "tip top", 3 receitas do crocante, 1 pote de nata de 3,5k (o qual sobrou ainda um pouco pois para decoração vai bastante).

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Mercado de Peixes Itajai/SC

Pessoal, quando viajo gosto de conhecer os Mercados Municipais e os de Peixe. Na semana de folga do marido viajamos para Bombinhas, e visitamos o Mercado de Peixes em Itajai/SC, que era 50 km de distância. Para saber um pouco da historia veja aqui. Conhecemos o Mercado de Peixes e o Mercado Público.

Tirei muitas fotos, para quem gosta é um prato cheio, pena que os preços dos frutos do mar estavam exorbitantes devido a época de final de ano, fora isso, o preço normalmente é bem mais acessível. Deem uma olhada, espero que gostem:

Mercearia na entrada do Mercado de Peixes
Siri e peixe trilha
Camarão rosa de todos tamanhos
Cação anjo
Camarão limpo
Olha o tamanho do peixe
Salmão
Polvo
King Crab (importado)
Olha o tamanho pessoal....
Quando ele esticou o camarão...nossa, enorme o bichinho...camarão rosa GGG
Carne de siri
Filé de abrotea
File de linguado
Peixe emplasto...isso mesmo...

Peixe trilha
Búzo
Anchova
Robalo na esquerda e bagres na direita

Mariscos
Camarão pitu

Entrada ao Mercado Público
Lojas de panelas
Empório...
...tinha até docinhos portugueses hummm...
e no centro do Mercado Publico um lugar cheio de mesinhas para quem quiser descansar