quinta-feira, 30 de abril de 2009

Bolo formigueiro

Agora no outono, chega o friozinho gelado que Curitiba nos proporciona, todo o fim de tarde, então minha mãe resolveu preparar este bolo formigueiro que é uma delícia acompanhado de um chá ou café, as crianças quando chegam da escola quase devoram o bolo. Aliás ela faz seus bolos todos a "olho", mas peguei a receita, esta ai para provarem. Muito bom!!

Ingredientes:
1 1/2 xícara de açucar
2 1/2 xícara de trigo
6 gemas
6 claras
300 ml de suco de laranja (usar 150 ml de água, e 150 ml de suco de laranja)
3/4 xĩcara de óleo
1 xícara granulado de chocolate
1 colher sopa de fermento em pó
essência de baunilha á gosto

Modo de preparo:
Bater tudo junto o açucar, gemas, suco de laranja e o óleo durante 10 minutos.
A seguir coloque a farinha e bata por mais cinco minutos.
Acrescente a essência, fermento e o granulado, misture bem na massa e acrescente as claras em neve.
Utilize uma forma com um pouco de óleo, asse em fogo pŕe aquecido durante 40 minutos ou enfie um palito até que saia limpo e seco.

OBS:
1-A forma ão pode conter muito óleo, passe apenas o necessário para que ela fique untada, o excesso retire com um guardanapo.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Berinjelas com abobrinhas e salsichas


Prato feito com muito carinho por minha mãe, a Da. Maria, portuguesa de Moçabique e moradora do Brasil há muito tempo. Ela é a cozinheira que sabe como fazer uma simples berinjela em um refogado apetitoso, confiram:


Igredientes:
1 berinjela grande cortada em meia rodela
1 abobrinha tipo italiana grande cortada em meia rodela
4 salsichas fervidas cortadas em rodelas
1 cebola pequena picada
2 alhos picados
sal
orégano
pimenta do reino
óleo

Modo de preparo:
Aqueça uma panela com um fio de óleo, sal e alho até dourar.
Acrescente a cebola picada, depois coloque a berinjela e a abobrinha e refogue até ficar "al dente". Caso precise coloque um pouco de água para terminar de refogar a berinjela e a abobrinha.
Depois acrescente o óregano.
Acrescente a salsicha e misture tudo, se quiser acrescente um fio de azeite.
Esta pronto para servir.

Porção para 4 pessoas.

Bolo colorido

No aniversário do meu sobrinho peguei um receita de bolo super criativo, fez muito sucesso. Meu filho gosta uma revista o qual é para sua idade, porém quem adora sou eu...isso mesmo...a tal da revista tem "receitinhas" adoráveis, e claro quem coleciona sou eu mesma hehehehehe!!! As receitas são infantis mas de extremo bom gosto. Uma das receitas é o que eu chamo de bolo colorido...poderão conferir conforme a receita, fica com um efeito que todos vão ficar com os olhos mais cheios. A revista você pode encontrar aqui.
Ingredientes:
1 caixa de mistura pronta para bolo sabor baunilha
3 ovos
2/3 xícara de leite gelado ou 160 ml
2 colheres de margarina
1 assadeira redonda com fundo removível 23cm
corante em gel nas cores: vermelho, verde, amarelo, pink
confeitos de chocolate coloridos

Modo de preparo:
Prepare a mistura do bolo com os ovos, o leite e a margarina e bata por 5 minutos na velocidade alta ou 7 minutos manualmente.
Separe a massa em quatro partes iguais em quatro tigelas pequenas, coloque uma cor de corante em cada tigela, ou seja, serão quatro tigelas com quatro cores diferentes. A quantidade de corante em cada tigela será do tamanho de dois grãos de arroz, mexa bem até misturar a massa ao corante com uma colher de café.
Na assadeira forre com papel manteiga, vá derramando bem devagar as massas tingidas, uma tigela de cada vez, começando sempre pelo meio da forma, espere assentar a massa e só depois coloque a outra, e assim proceda até terminar a última tigela de massa. Asse em forno médio pré aquecido.
Depois de frio desenforme, coloque em um prato decorando com os chocolates.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Jardineira de tofu

Tofu pra quem não conhece é um queijo de soja que pode ser comprado artesanalmente ou pronto em supermercados. Pelo que eu sei foi inventado pelos chineses há muitos anos atrás, pena que muitas pessoas ainda não o conheçam ou nunca tentaram saboreá-lo por ser uma comida típica oriental. Existem inúmeras receitas deliciosas de se preparar, e com certeza vou postar muita coisa com este queijo que adoro!!!!! Só para se ter uma idéia ele tem poucas calorias, muitos nutrientes e proteínas, auxilia na prevenção contra diabete, osteoporose entre outros.Este queijo de soja tem historia pra contar...desde a época em que minha mãe trabalhava na lanchonete, fazem mais de 20 e poucos anos....ela já fazia de várias maneiras para toda a família, na receita de hoje apresento uma jardineira de tofu, que leva o queijo acompanhado de legumes e peito de frango. Usei um pouco de molho de ostra (opcional) comprado em qualquer loja especializada de produtos orientais. Um prato leve e saudável. Serve 5 pessoas.

Ingredientes:
1 tofu pequeno (+-350 gramas dependendo da marca ele pode variar)
300g peito de frango cortado em tiras
2 xícaras de vagem cozida e cortada na diagonal
1 cenoura pequena cozida e cortada em rodelas na diagonal
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de molho de soja ou de ostra (opcional)
salsinha opcional

Modo de preparo:
Corte o tofu em pequenos cubos, escalde rapidamente em água fervida por uns 2 minutos, retire e passe água fria apenas para desacelerar o cozimento e evitar que o tofu fique muito mole, reserve.
Na etapa a seguir vamos apenas saltear os ingredientes sempre na mesma panela;
Na panela em fogo médio coloque um fio de azeite, uma pitada de sal e o alho até dourar, coloque o frango e salteie até dourar (aqui coloco uma colher de sopa opcional de molho de soja ou molho de ostra). Transfira para um recipiente e reserve.
Faça o mesmo com a vagem e cenoura.
Por último coloque um fio de azeite, mais uma pitada de sal e salteie delicadamente os tofus, por uns 2 minutos, a seguir acrescente o frango e os legumes, misture devagar e sirva em seguida.